• Carregando...
Turma do 4º ano do ensino fundamental realizou projeto de incentivo à alimentação saudável por meio do apoio à agricultura familiar | Divulgação/Graciele Cristiane Rambo Grenzel
Turma do 4º ano do ensino fundamental realizou projeto de incentivo à alimentação saudável por meio do apoio à agricultura familiar| Foto: Divulgação/Graciele Cristiane Rambo Grenzel

Na próxima segunda-feira, dia 30 de outubro, 1,5 mil alunos e professores de todo Paraná estarão em Curitiba para ensinar como desenvolveram projetos inovadores de ensino, reforçando a importância da agricultura familiar, do meio ambiente, da segurança e da saúde, principalmente no meio rural. Esse ‘aulão’ vai acontecer durante o encerramento do Concurso Agrinho de 2017.

Desenvolvido pela Federação da Agricultura do Paraná (Faep), o programa Agrinho leva às escolas da rede pública de todos os municípios do estado uma proposta pedagógica, com apostilas e incentivos ao desenvolvimento de ações. Ao mesmo tempo, a Faep realiza um concurso nas categorias redação, desenho, experiência pedagógica, escola e município, a fim de premiar as melhores iniciativas dos participantes do programa.

“Nesses 22 anos de existência, o Programa Agrinho tem sido um dos agentes importantes na formação de gerações de cidadãos conscientes de seus direitos e deveres, contribuindo para a paz e o desenvolvimento numa sociedade responsável”, diz Ágide Meneguette, presidente do Sistema FAEP/SENAR-PR.

Chapeuzinho, Lobo Bom e Super Vitamina

Uma das finalistas é Graciele Cristiane Rambo Grenzel, da Escola Municipal Bento Munhoz da Rocha Neto, de Marechal Cândido Rondon, no Oeste do Paraná. A professora do 4º ano do ensino fundamental liderou neste ano o projeto ‘Alimentação saudável: curta e compartilhe essa ideia’.

“Surgiu da necessidade da inclusão da alimentação saudável em nossa escola. Considerando que 90% da merenda vêm da agricultura familiar, buscamos mostrar a conexão da importância da alimentação saudável junto com a valorização dos agricultores locais”, conta a professora.

Ela conta que utilizou o material fornecido pelo programa para contextualizar os alunos, e que a partir disso todos realizaram uma série de ações, como uma feira de alimentação, concurso culinário sustentável, reativação da horta da escola, entre outras. “Os alunos precisam conhecer a dificuldade que é produzir os alimentos”, conta a professora, que chamou a nutricionista escolar e até mesmo a merendeira da escola para ensinar os alunos o preparo de algumas receitas.

A professora Graciele Cristiane Rambo Grenzel, de Marechal Cândido Rondon

Outra ideia acabou famosa no município. Os alunos criaram uma peça de teatro itinerante com a participação da Chapeuzinho Vermelho e o Lobo Bom. “Na história, o Lobo ensina para a Chapeuzinho a importância de levar alimentos saudáveis para a Vovó, ao invés de doces”, revela Graciele Grenzel. “Ao final da peça, quem fala sobre o agricultor é o Super Vitamina, que entra no final da apresentação e chama as crianças para fazer parte da Liga da Alimentação Saudável, como batizamos, e dá dicas de como isso pode acontecer consumindo produtos da região, por exemplo”.

A turma levou a peça para outros locais da cidade e multiplicou a consciência sobre agricultura e alimentação saudável em outras escolas das redes pública e privada. Além disso, participou da festa municipal no dia do colono e foi à APAE do município. ”Foi um intercâmbio social muito importante para os alunos”, diz a professora.

Resta saber, com tantos projetos, se a ideia de Marechal Candido Rondon será um dos projetos eleitos pelo Agrinho. Durante o evento no Expotrade Pinhais, serão 314 premiados entre alunos, professores, diretores, secretários municipais de educação e chefes de núcleo, com destaque para os seis primeiros lugares da categoria Experiências Pedagógicas (quatro para a rede pública, um para a rede particular e um sobre o tema solos), que receberão um automóvel zero quilômetro. Os demais estudantes e professores recebem tablets na premiação de etapa regional (rede pública de ensino) e notebooks na etapa estadual (redes pública e particular de ensino).

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]