• Carregando...

A comercialização de máquinas agrícolas somou 68,5 mil unidades em 2014, conforme divulgado nesta quinta-feira (8) pela Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea). A quantidade é 17,4% menor em relação ao ano anterior, quando foram vendidas 83 mil.

O boletim da Anfavea mostra que 55,6 mil tratores foram comercializados ao longo do ano passado, enquanto mais de 65 mil unidades haviam deixados as concessionárias em 2013. Os números representam redução de 14,5% no segmento. Nas colheitadeiras, o quadro é ainda pior, queda de 25,9% de um ano para o outro. Os agricultores brasileiros adquiriram pouco mais de 6,3 mil unidades na temporada passada. Ao longo de 2103, mais de 8,5 mil colheitadeiras novas entram em uso nas lavouras.

O desempenho ruim do setor é reflexo direto da queda nas cotações das commodities agrícolas, principalmente a soja e o milho. Diante de uma incerteza de como os mercadores irão se comportar com a entrada da safra sul-americana, principalmente a brasileira, os produtores adiam a comercialização dos produtos e, consequentemente, a aquisição de tecnologia.

2015

Ainda não existe uma projeção fechada de vendas para 2015. Porém, a estimativa do setor é de mais uma temporada difícil, com negócios abaixo das 68,5 mil unidades de 2014. Alguns setores do agronegócio brasileiro estimam que fique na casa de 60 mil, o que seria o pior desempenho desde 2009.

O primeiro termômetro do ano será a Show Rural Coopavel, marcada para começar no dia 2 de fevereiro, em Cascavel, no Oeste do Paraná. A primeira feira agropecuária do ano é utilizada pelas indústrias para o lançamento de modelos que se mantêm na linha de frente em novas tecnologias.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]