• Carregando...
Previsão mostra a ocorrência de chuvas acima da média em praticamente todo o Estado | Pedro Serapio/Gazeta do Povo
Previsão mostra a ocorrência de chuvas acima da média em praticamente todo o Estado| Foto: Pedro Serapio/Gazeta do Povo

A segunda quinzena do mês de maio vai ser marcada pela passagem de uma frente fria em praticamente todo o Paraná, trazendo chuvas significativas para todo o Estado. Em algumas localidades pode ter registro de temporais localizados, principalmente entre as regiões da metade sul e leste paranaense. Além da chuva, as temperaturas também não se elevam muito.

Para o diretor do Departamento de Economia Rural (Deral), Francisco Carlos Simioni, as precipitações até este momento, apesar de atrapalhar os trabalhos em campo, não causam tantos prejuízos para as lavouras - trigo, cevada, aveia e milho safrinha. “Por enquanto a chuva não tem grandes reflexos. A maior preocupação no momento é com o frio, pois dependendo do estágio da lavoura pode segurar o desenvolvimento da planta”, explica.

Em Ponta Grossa, o clima chuvoso paralisou o plantio de trigo e causa transtornos para a colheita das culturas de segunda safra como soja, batata e feijão. Segundo o economista do Deral, Luiz Alberto Vantroba, as produtividades estão ficando abaixo do esperado. Até segunda-feira (16), 3% do milho safrinha estava em desenvolvimento vegetativo, 16% em floração, 58% em frutificação e 23% em maturação.

Para o final de semana, a previsão é de muita chuva e temperaturas baixas.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]