• Carregando...
Expedição Agricultura Familiar vai percorrer o Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais e Bahia. |
Expedição Agricultura Familiar vai percorrer o Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais e Bahia.| Foto:

No ano em que a Expedição Safra completa uma década, o Agronegócio Gazeta do Povo põe na estrada novo projeto de sondagem da produção rural, a Expedição Agricultura Familiar. O foco do trabalho lançado em 2006/07 continua sendo soja, milho, logística e a relação de oferta e demanda internacional. Já a nova sondagem vai mostrar as engrenagens e a importância do sistema de produção responsável por 70% dos alimentos consumidos no Brasil – e que combate a pobreza por suas próprias características de geração e distribuição de renda.

A Expedição Agricultura Familiar vai visitar seis estados a partir de 21 de setembro. Jornalistas e especialistas no assunto vão percorrer o Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais e Bahia. Serão detalhadas cadeias de produção como a do frango, leite, hortaliças, frutas, café, cacau, bem como a do tabaco. Nesses setores, a agricultura familiar comanda a produção e se converte em força indispensável para o abastecimento e inclusive para as exportações, aponta o coordenador do projeto, Giovani Ferreira.

A agricultura familiar brasileira vem sendo apontada pelas Nações Unidas como fórmula capaz de reduzir a pobreza. O consultor da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) Valter Bianchini afirma que os dados mais recentes do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostram que 54% da população rural do Brasil – de 30 milhões de pessoas – situavam-se abaixo da linha da pobreza em 2009. Ou seja, perto de 16 milhões de pessoas tinham renda familiar abaixo de meio salário mínimo por pessoa.

Por outro lado, esse quadro não vale para todas as regiões nem para todas as cadeias de alimentos. A Expedição vai apontar como as cadeias mais rentáveis se estruturaram e qual sua importância socioeconômica. Um diagnóstico detalhado do setor será divulgado em reportagens, documentários e por meio de um anuário.

Expedição Safra

A Expedição Safra 10 anos começa em outubro, quando Brasil vai acelerar o plantio da maior safra de soja da história. O trabalho, que todo ano começa com uma sondagem da colheita nos Estados Unidos, segue até a colheita sul-americana, com incursões em 16 estados brasileiros e nos vizinhos Paraguai, Uruguai e Argentina.

3,7 milhões de pessoas trabalham na agricultura familiar no Brasil. Expedição vai mostrar, com viagens a seis estados, como estão estruturados principais sistemas de produção do setor, que cultiva 70% dos alimentos consumidos no país.

10 anosde estrada serão completados em 2015/16 pela Expedição Safra Gazeta do Povo. O projeto mede a produção de soja e milho e aponta tendências do setor, com viagens a partir de outubro, começando pelo Corn Belt, nos Estados Unidos.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]