• Carregando...

Sejam todos bem-vindos a mais uma feira agropecuária, comercial e industrial do Paraná. Um evento realizado em Maringá, que é do Norte e Noroeste do estado, mas que também é do Paraná e do Brasil. Não é a maior, nem a menor, é a Expoingá, com identidade e personalidade que dispensam comparações. Ela é única e singular, o que não tem nada a ver com vaidade ou pretensão. São atributos e características regionais que a Sociedade Rural de Maringá (SRM) se esforça para traduzir em 11 dias de programação.

A exposição tem um pouco do que pensa, faz, vive e planeja não apenas a diretoria ou então os associados da SRM, mas a sociedade organizada onde a feira está inserida. E quem diz isso não sou eu ou o presidente da entidade. É a programação técnica, política, social, cultural e de entretenimento, que envolve o público e o privado, o campo e a cidade, a região, o estado e o país. Porque o agronegócio é assim, agregador, otimista por natureza, um instrumento nato e cada vez mais imprescindível ao desenvolvimento sustentável da atividade, do negócio e do cidadão.

Uma diversidade de abordagens que o próprio tema, “Semeando Sustentabilidade”, tem dificuldade de abraçar. E nem poderia. Até porque, a ideia é provocar, envolver, ditar tendências e, principalmente, inovar. Um conceito e estratégia que de certa forma estão implícitos à feira, de que ser sustentável não é apenas, mas também preservar o meio ambiente. O mundo demanda, sim, preservação e consciência ambiental. A interpretação, porém, requer uma análise mais ampla e ainda mais responsável, que está na sustentabilidade econômica e ambiental.

E é na tentativa de agregar ao debate e à mobilização em torno do tema que o Agronegócio Gazeta do Povo lança a revista Especial Expoingá. Entre outros assuntos pertinentes à feira e ao agronegócio, a publicação traz uma reportagem especial sobre o Arenito Caiuá, região que se transformou em um ícone de persistência, superação e renovação da agricultura, da pecuária e da economia do Noroeste do estado, a última e grande fronteira agrícola do Paraná.

Boa leitura! Boa feira! Bons negócios!

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]