• Carregando...
Jalél Augeri Bertoti, produtor rural de Rio Verde, vai apostar seus 485 hectares na segunda safra, mas ainda não sabe quanto será de milho e quanto terá outras culturas. | Felipe Rosa/TRIBUNA DO PARANA
Jalél Augeri Bertoti, produtor rural de Rio Verde, vai apostar seus 485 hectares na segunda safra, mas ainda não sabe quanto será de milho e quanto terá outras culturas.| Foto: Felipe Rosa/TRIBUNA DO PARANA

Na região de Rio Verde, em Goiás, o clima é de indefinição. Prática cada vez mais comum no estado, o costume de se plantar milho safrinha logo após a colheita da soja foi posto em xeque. Com quebra de até 100% no ciclo 2016/16 no milho, a cautela é quem domina as conversas com agricultores da região sobre o futuro das lavouras. E a área de milho segunda safra, que vinha crescendo ano após ano, deve se manter estável em 2017 ante 2016.

A Cooperativa Comigo, sediada em Rio Verde, atua em 13 municípios, com um total de 7 mil cooperados na região. A área de atuação direta da organização é de 1,2 milhão de hectares com soja já quase todos semeados e em bom desenvolvimento, com chuvas suficientes até o momento. Dessa área, 580 mil (cerca de 50%) devem ser ocupados por milho safrinha logo após a colheita da soja. Mas em qualquer conversa com os produtores, a dúvida sobre o investimento no milho é inevitável.

  • A Expedição Safra encontrou lavouras em bom desenvolvimento na região de Rio Verde, em Goiás.
  • Em algumas lavouras, grãos da colheita do milho na última safra agora germinam e criam problema nas plantações de soja.
  • A região de Rio Verde aposta que o clima deve ajudar a cultura da soja neste ciclo.
  • Rio Verde tem lavouras de soja até a beira da cidade.
  • O produtor Jalél Augeri Bertoti é um dos que cultivam grãos bem pertinho da zona urbana
  • Goiás chama a atenção pelas belas paisagens de lavouras entre as cidades, na região de Rio Verde
  • Quase todas as lavouras de soja da região de Rio Verde já estão semeadas
  • O produtor Fábio Cesca, de Rio Verde, em Goiás, está com receio de investir pesado nas lavouras neste ano e aposta em uma safra cheia para recuperar os prejuízos do ano passado

Jalél Augeri Bertoti, produtor rural de Rio Verde, é um exemplo da cautela com a safrinha. Ele sabe que dos 485 hectares nos quais semeou soja, ele vai fazer uma segunda safra. Mas Jalél não sabe exatamente o que plantará. Eu estou esperando para ver o que vai dar em relação a preço, como vai ser a colheita da minha soja. Uma parte eu vou plantar com milho, mas outra ainda não sei. Eu queria mesmo era plantar feijão, mas aqui é difícil”, diz Bertoti.

O superintendente da Comigo, Cláudio Teoro, explica que isso ocorre porque na safra 2016 de milho a quebra em Goiás foi de mais de 50%. “O maior risco é o produtor agora pensar que a safrinha de milho de 2017 pode ser tão boa a ponto de recuperar as perdas do ano passado, isso é muito perigoso. Nós sabemos que em áreas de baixa atitude, que não têm milho cultivado tradicionalmente na segunda safra, sempre correm mais risco de perdas”, alerta.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]