• Carregando...
FAO eleva para 7,659 milhões número de animais eliminados por peste suína na Ásia
| Foto: Sebastien St-Jean/AFP

A Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) informou que 7.659.650 suínos já foram abatidos em países asiáticos por causa da contaminação dos rebanhos com a peste suína africana. O número foi divulgado nesta quarta-feira (4) e representa aumento de quase 417 mil animais em relação ao levantamento anterior, de 21 de novembro.

O aumento se deve, principalmente, ao número de suínos descartados na Coreia do Sul, que passou de 54,1 mil para 450 mil animais eliminados. O Ministério da Agricultura, Alimentação e Assuntos Rurais do país informou que, desde que a doença foi notificada, em 17 de setembro, três cidades foram atingidas pela epidemia.

A FAO informou ainda que 15 novos focos da doença foram detectados no continente, seis na China, cinco no Vietnã e quatro na Coreia do Sul. Com a atualização, são estimados 612 focos da doença espalhados pela Ásia, ante 597 do relatório anterior. Os dados da FAO foram atualizados até a última quinta-feira (28 de novembro) e divergem das estimativas de mercado por contabilizarem apenas os dados divulgados pelos órgãos oficiais de cada país.

No Vietnã, o número de suínos eliminados passou de 5,88 milhões para 5,9 milhões, com cinco novos focos detectados. O país tem a pior condição em termos de número de animais levados ao abate sanitário. Já a China tem a situação mais crítica em termos de extensão, com 169 focos em 32 províncias, incluindo a região administrativa de Hong Kong. De acordo com informação do Ministério da Agricultura e Assuntos Rurais chinês 1,193 milhão de animais foram eliminados desde a identificação da doença

Nos demais países afetados, Coreia do Norte, Filipinas, Mongólia , Camboja, Mianmar, Laos e Timor Leste, os números ficaram inalterados em relação ao balanço anterior.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]