• Carregando...
 | /
| Foto: /

A Expedição Suinocultura inicia esta semana uma série de viagens pelo Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Minas Gerais para traçar um diagnóstico do setor. Os quatro estados concentram 80% da cadeia produtiva da carne suína no Brasil e produzem mais de 2,5 milhões de toneladas por ano. Entre agosto e outubro, a equipe de técnicos e jornalistas vai levantar os desafios e avanços que marcam a atividade, desde a granja, até a indústria e os portos. O projeto é uma iniciativa do Núcleo de Agronegócio Gazeta do Povo em parceria com a Frimesa, uma das gigantes do agronegócio nacional.

Sobre a Expedição Suinocultura 2016

A Expedição Suinocultura é uma iniciativa do Núcleo de Agronegócio Gazeta do Povo, que detém o know-how e a capilaridade da Expedição Safra, realizada há dez temporadas. O projeto consiste em um diagnóstico técnico-jornalístico da cadeia da carne suína no Brasil com roteiros pelos principais estados produtores: Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Paraná e Minas Gerais. Em sua primeira edição, a Expedição Suinocultura conta com o apoio técnico e financeiro da Frimesa, do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), do Banco do Brasil, da Associação Paranaense de Suinocultores (APS), da Suinosul e da Confraria do Leitão.

Saiba mais: www.expedicaosuinocultura.com.br

Com seguidos recordes no consumo interno e na exportação, o setor mostra potencial e dinamismo – características que são colocadas à prova em um momento de escassez de insumos, principalmente na oferta de milho voltado à alimentação do rebanho. “Discutir a realidade econômica é uma forma de contribuir para seu desenvolvimento. A informação e o diálogo com os agentes envolvidos apontam caminhos para que a suinocultura continue gerando emprego, renda e divisas para o país”, afirma o gerente do Núcleo de Agronegócio da Gazeta do Povo e coordenador do projeto, Giovani Ferreira.

O roteiro começa pelo Paraná, terceiro colocado em produção (542,2 mil toneladas) e exportação (67,3 mil t) de carne de porco em 2015, segundo dados da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA). A equipe passa pelas cidades de Castro e Guarapuava até chegar à região Oeste, principal representante da suinocultura paranaense. Em seguida, a Expedição percorre Santa Catarina, líder em abates (900,4 mil t) e embarques (194,5 mil t) no país. O trajeto contempla ainda o Rio Grande do Sul, responsável pela produção de 713,6 mil t e exportação de 183,7 mil t por ano, e as áreas de produção de Minas Gerais, com 400,1 mil t por ano e 14,1 mil t por ano, respectivamente.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]