• Carregando...
Caso atípico da doença foi confirmado no Mato Grosso, mas segundo o Ministério da Agricultura não há risco de contaminação para a população.
Caso atípico da doença foi confirmado no Mato Grosso, mas segundo o Ministério da Agricultura não há risco de contaminação para a população.| Foto: Michel Willian/Gazeta do Povo

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento confirmou a ocorrência de um caso atípico de encefalopatia espongiforme bovina (EEB), conhecida como mal da vaca louca, no Mato Grosso, e suspendeu temporariamente as exportações de carne bovina para a China. De acordo com a pasta, no entanto, neste caso trata-se de uma ocorrência espontânea e esporádica, em que o animal de corte de idade avançada (17 anos) desenvolveu a doença sozinho. Portanto, o caso não está relacionado à ingestão de alimentos contaminados.

“Todo o material de risco específico para EEB foi removido do animal durante o abate de emergência e incinerado no próprio matadouro. Outros produtos derivados do animal foram identificados, localizados e apreendidos preventivamente, não havendo ingresso de nenhum produto na cadeia alimentar humana ou de ruminantes. Não há, portanto, risco para a população”, diz um trecho da nota publicada pela Secretaria de Defesa Agropecuária do Mapa.

O ministério informou ainda que que abriu investigação de campo, com interdição da propriedade de origem do animal. “Todas as ações sanitárias de mitigação de risco foram concluídas antes mesmo da emissão do resultado final por laboratório de referência da Organização Mundial de Saúde Animal (OIE). Após a confirmação, nesta sexta-feira (31), o Brasil notificou oficialmente à OIE e os países importadores, conforme preveem as normas internacionais.”

O Mapa informou ainda que a iniciativa da suspensão partiu do Ministério, respeitando os acordos sanitários entre os dois países desde 2015. A medida é para dar tempo para que as autoridades chinesas avaliem a documentação enviada pelo Brasil. Não há prazo para que as exportações de carne bovina para o país asiático sejam novamente liberadas. O caso também não afeta as exportações de outras proteínas animais oriundas do Brasil, segundo o ministério.

Segundo as normas da OIE, não haverá alteração da classificação de risco do Brasil para a doença, que continuará como país de risco insignificante, a melhor possível para a EEB, conforme explicações do Mapa. Em mais de 20 anos de vigilância para a doença, o Brasil registrou somente três casos de EEB atípica e nenhum caso de EEB clássica.

Recentemente, a ministra da Agricultura, Tereza Cristina, visitou vários países asiáticos para tentar abrir a pauta de exportações brasileiras para o mercado asiáticos. Produtos de origem animal estavam na lista.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]