• Carregando...
Cobras apreendidas estavam “presas” em meias femininas | Divulgação/Polícia Federal
Cobras apreendidas estavam “presas” em meias femininas| Foto: Divulgação/Polícia Federal

Que lembrança você traria de uma viagem a Madri? Um brasileiro de 38 anos tentar trazer para casa malas com 18 cobras e 12 lagartos, envolvidos em meias femininas e potes plásticos.

O homem foi preso em flagrante no Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, após o conteúdo exótico da bagagem ter sido descoberto por fiscais da Vigilância Agropecuária Internacional (Vigiagro) do Ministério da Agricultura. A apreensão, feita no dia 15, foi divulgada nesta quarta-feira pelo Ministério.

O passageiro foi indiciado pelos crimes de contrabando, maus-tratos aos animais, introdução de espécime animal no país sem licença e parecer técnico oficial, receptação e falsidade ideológica.

Aos policiais, o acusado disse que comprou as cobras e lagartos em Portugal por cerca de 800 euros, mas negou que a intenção fosse revende-los no Brasil. A polícia, no entanto, constatou que ele mantém perfil em redes sociais anunciando a venda de animais exóticos semelhantes.

Pela posse dos animais, o IBAMA aplicará multa de mais de R$ 100 mil. O homem foi encaminhado para um presídio e as cobras e lagartos para o Instituto Butantan. Apenas criadores autorizados pelo Ibama podem comercializar animais silvestres no Brasil. O instituto mantém uma “linha verde” para denúncias de contrabando, que é o 0800 61 8080 ou linhaverde.sede@ibama.gov.br. A ligação é gratuita de qualquer ponto do país, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]