• Carregando...
Soja foi o produto mais escoado via Paranaguá, com 8,5 milhões de toneladas. | Jonathan Campos/Gazeta do Povo
Soja foi o produto mais escoado via Paranaguá, com 8,5 milhões de toneladas.| Foto: Jonathan Campos/Gazeta do Povo

Os 108 dias com chuva ao longo de 2015, que inviabilizam os embarques no Corredor de Exportações, não foram suficientes para diminuir o ímpeto do Porto de Paranaguá. De acordo com dados divulgados pela Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa), o terminal paranaense exportou 30,3 milhões de toneladas de produtos, maior volume da história. Em 2014, foram 71 dias de chuva.

Paranaguá mira novo recorde em 2016, mesmo com chuva

Sistema reduziria as paralisações provocadas pela chuva. No ano passado, foram 108 dias sem embarques

Leia a matéria completa

O principal produto que deixou o Brasil via Paranaguá foi a soja, com 8,5 milhões de toneladas exportadas, ultrapassando o recorde anterior que era de 7,7 milhões de toneladas em 2013. Cerca de 5,4 milhões de toneladas de farelo de soja foram embarcadas, outro recorde. O milho, com 4,12 milhões de toneladas escoadas, e o açúcar, com 4,33 milhões de toneladas, fortalecem a lista de produtos do agronegócio.

No total, as remessas brasileiras ao exterior atingiram 97 milhões de t em 2015, salto de 17 milhões de t em relação a 2014.

Carnes

As carnes congeladas também registraram aumento via Paranaguá. Cerca de 1,9 milhão de toneladas de proteína animal foram exportadas, crescimento de 14% em relação a temporada 2014. O desempenho colocou o porto paranaense na liderança do ranking de exportação de carne de frango.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]