• Carregando...
China já é o maior cliente do agronegócio brasileiro | Arquivo/Gazeta do Povo
China já é o maior cliente do agronegócio brasileiro| Foto: Arquivo/Gazeta do Povo

Destino de 30% das exportações do agronegócio brasileiro, a China deverá aumentar ainda mais suas compras no País, avançando sobre miúdos de suínos e bovinos, frutas, arroz, lácteos, ração animal, ovos férteis e pescado.

A expectativa de ampliação do portfólio dos produtos importados se acentuou nesta semana, após reunião de autoridades brasileiras com o ministro do Comércio da China, Zhong Shan, em Xangai.

O primeiro passo para acelerar os negócios será a retomada das reuniões da subcomissão de inspeção e quarentena agropecuária dos dois países, o que não ocorre há mais dois anos. Segundo o ministro da Agricultura, Blairo Maggi, a decisão foi tomada em encontro na Administração Geral de Aduana da China, órgão que aprova as condições sanitárias e fitossanitárias para o comércio de produtos agropecuários.

“Esse é o começo de um novo tempo para nossas relações comerciais”, afirmou o ministro.

Os pontos a serem discutidos na primeira reunião entre autoridades sanitárias dos dois países envolvem as exportações de miúdos de suínos e bovinos, de carnes com osso, e de carnes termicamente processadas. “Isso só está sendo possível porque estamos recebendo o certificado de país livre de febre aftosa (com vacinação) pela OIE (Organização Internacional de Saúde Animal)”, informou o ministro, que receberá o certificado este mês, em Paris.

Frutas brasileiras estão na lista de interesse dos importadores chinesesArquivo/Gazeta do Povo

Na agenda de negociações sanitárias com a China também estão exportações de frutas, arroz, lácteos, ração animal, ovos férteis e pescados.

Vistoria de frigoríficos

Até o final deste mês chegará ao Brasil uma missão técnica com veterinários chineses para vistoriar frigoríficos. O Ministério da Agricultura brasileiro apresentou uma lista de 84 novos estabelecimentos a serem credenciados.

Nem mesmo os 102 processos que o Brasil mantém contra a China na Organização Mundial do Comércio são vistos como fatores impeditivos para o incremento das transações. O Ministério da Agricultura e o Itamaraty acreditam que muitas dessas questões poderão ser resolvidas com uma boa conversa, nas reuniões.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]