• Carregando...
 | Arquivo/Gazeta do Povo
| Foto: Arquivo/Gazeta do Povo

Até o dia 15 de abril, Londrina será a capital nacional do agronegócio brasileiro. Nesta quinta-feira (5) começa a 58ª Exposição Agropecuária e Industrial de Londrina – a ExpoLondrina 2018, no Norte do Paraná. O evento já está com os portões abertos e é uma das maiores atrações de negócios, lazer e entretenimento no setor agrícola. Neste ano, a exposição – que tem o slogan “Paixão em Pensar à frente. O agro nos move” – recebe dentro da sua programação o encerramento da 12ª Expedição Safra, promovida pelo Núcleo de Agronegócio da Gazeta do Povo.

No ano passado, em 11 dias, o evento atraiu 550 mil pessoas e movimentou R$ 570 milhões. Para 2018, as expectativas são melhores, segundo presidente da Sociedade Rural do Paraná (SRP), Afranio Brandão. “Nossa expectativa é bastante otimista. É um ano de economia em recuperação. A inflação recuou, a taxa de juros caiu, a Carne Fraca passou. Tivemos uma boa safra, teremos um evento excelente”, diz. Para este a ano, a perspectiva é movimentar R$ 600 milhões.

Ainda de acordo com o presidente da SRP, a procura por espaços no evento foi 20% maior que no ano anterior. “Vamos manter os mesmos preços dos anos anteriores, não mudamos nada. São diferentes eventos, empresas, novidades, apresentações, exposições, nosso otimismo é grande”.

A ExpoLondrina está entre as mais importantes do país para o setor do agronegócio e vem, nos últimos anos, introduzindo novidades que vão ao encontro do momento atual, em que a tecnologia com base na inovação tem grande relevância para o setor.

Este ano, será realizado o III Hackaton Smart Agro, evento que atrai dezenas de pessoas com foco no desenvolvimento de soluções digitais que possam facilitar o dia a dia do campo e das centenas de atividades que envolvem o agronegócio. Paralelamente ao Hackathon, mais de 60 eventos técnicos são realizados nos espaços do Parque Ney Braga.

O diretor de atividades agroindustriais e um dos responsáveis pela elaboração da agenda técnica, Luigi Carrer Filho, destaca a importância destas parcerias para a realização de eventos de qualidade e que atendam às necessidades do público da ExpoLondrina, tanto que alguns eventos já estão na quinta ou sexta edição. “A nossa responsabilidade com a agenda técnica da ExpoLondrina é grande. A cada ano os eventos vêm melhorando e superando a edição anterior. Esta evolução de qualidade gera expectativa no público e desperta interesse tanto no meio rural, quanto no acadêmico. Desde outubro, pessoas estão nos contatando para saber sobre a grade técnica”, conta Carrer Filho.

Fórum do Agronegócio

O 3º Fórum do Agronegócio será realizado no dia 9 de abril e mais uma vez mostra a importância do setor para a economia nacional. Estarão em Londrina para participar do evento lideranças dos principais órgãos e entidades porta-vozes do agro brasileiro, reunidos em torno do tema central: “O Protagonismo do Agro Brasileiro no Mundo”.

Realizado pela Sociedade Rural do Paraná e a MMarchiori, o evento terá os painéis “O agronegócio na nova sociedade: implicações e perspectivas para o Brasil” e “Inovação no Agro e na Agroindústria Brasileira: as demandas mundiais e os desafios na produção sustentável de alimentos”.

Leilões

Para a ExpoLondrina 2018, estão programados 19 leilões, transformando o Parque Ney Braga numa grande praça de negócios. Serão realizados leilões de gado de corte, elite, touros, ovino, gado leiteiro e equino.

Ano passado, a Operação Carne Fraca e as delações dos dirigentes da JBS ocasionaram queda forte nas cotações da arroba no Brasil e por consequência no Paraná, causando retração e apreensão no mercado bovino em geral. “Este ano, o cenário está diferente e sinalizando para um aquecimento no mercado de animais, em especial, o segmento de bovinos”, comenta o diretor de Pecuária da SRP, Ricardo Rezende.

Embora ainda de forma tímida, a economia começa a dar sinais de alguma melhora, lembra o diretor, e, portanto, “é uma boa hora para a reposição de animais tanto de engorda quanto de cria”.

Atrações

A grade de shows da ExpoLondrina 2018 é uma das grandes atrações do evento com nomes do circuito nacional. São eles: Henrique & Juliano (5/4); Luan Santana (6/4); Bruno & Barreto e Cleber & Kauan (7/04); Larissa Manoela (8/4); Simone & Simária (9/4); Zé Neto & Cristiano e DJ Samhara (10/4); Marília Mendonça (11/4); Maiara & Maraisa (12/4) e nos três últimos dias da exposição, 13,14 e 15 de abril, o Rodeio ExpoLondrina 2018 fecha com chave de ouro.

A exposição traz ainda a ExpoCultura, com a participação de artistas plásticos regionais; a Expo no Campo, evento com visitas técnicas a propriedades inovadoras; Feira de Sabores, com produtos da agricultura familiar; apresentação de máquinas e equipamentos para o campo, parque de diversões e uma rede gastronômica que vai de food trucks a restaurantes.

Expedição Safra na ExpoLondrina

Destaque na feira deste ano, o encerramento da Expedição Safra 2017/18 levará ao público da ExpoLondrina um debate abrangente com o balanço da colheita da atual temporada, bem como as tendências e comportamentos no mercado externo. Com especialistas do campo e do meio empresarial, o seminário apresentará os desafios e oportunidades para o agronegócio brasileiro e mundial.

Inscrições e informações pelo site: www.expolondrina.com.br

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]