• Carregando...
Touro Rem Usp | Divulgação/Alta Genetics
Touro Rem Usp| Foto: Divulgação/Alta Genetics

As duas principais empresas globais de genética bovina, que juntas comercializam 30 milhões de doses de sêmen por ano, confirmaram que se fundiram numa única companhia. Urus é o nome da nova multinacional, resultante da fusão das operações da americana Cooperative Resources International (CRI), que no Brasil é dona da marca Genex, e da holandesa Koepon Holding, detentora da marca global canadense Alta Genetics.

Com a integração, a Urus deve se tornar líder global em genética de inseminação artificial de bovinos e serviços relacionados. As empresas não falam em valores da transação e ressalvaram que, no Brasil, permanecerão com operações separadas, mantendo-se concorrentes. O mercado brasileiro de comercialização de sêmen bovino e serviços gira em torno de R$ 540 milhões por ano.

A intenção de fusão foi anunciada no final de 2017, mas só agora foi aprovada, após um processo formal de diligência (auditoria em práticas contábeis, fiscais, trabalhistas e financeiras, entre outras) e depois de ser votada pelos conselhos de administração de cada organização, bem como pelos delegados membros da cooperativa CRI.

A Koepon é uma empresa privada e a CRI é uma cooperativa de produtores, que será mantida como parte da entidade resultante da fusão. A nova organização será incorporada e sediada na cidade de Madison, no estado americano de Wisconsin.

“Embora a URUS seja um novo nome na indústria agrícola global, suas raízes são profundas”, diz o CEO da URUS, Cees Hartmans. “As empresas da família URUS têm um histórico de atendimento a produtores de leite e carne bovina em todo o mundo”, aponta. Para Sergio Saud, diretor da GENEX no Brasil, a formação da URUS possibilitará um aumento significativo nos investimentos, elevando a outro nível o uso da inseminação artificial e o melhoramento genético de bovinos no Brasil. “No entanto, reiteramos que a URUS manterá as operações da Genex e da Alta Genetics Brasil como concorrentes no mercado, cada uma buscando oferecer, a seu modo, as mais inovadoras e avançadas tecnologias do setor aos seus clientes”.

“Podemos esperar, num futuro próximo, um enorme avanço nas pesquisas em genética e nos serviços oferecidos aos produtores de leite e corte”, assegura o presidente da Alta Genetics no Brasil, Heverardo Carvalho.

No Brasil, a Genex é sediada em São Carlos (SP), com filiais em Belo Horizonte (MG), Castro (PR), Goiânia (GO) e Porto Alegre (RS). A Alta Genetics está há 20 anos no país e tem sede em Uberaba (MG)..

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]