• Carregando...
 | Pixabay/Creative Commons
| Foto: Pixabay/Creative Commons

O secretário de Comércio dos Estados Unidos, Wilbur Ross, afirmou nesta quarta-feira que as ações comerciais que Washington e Pequim têm tomado nos últimos dias provavelmente levarão à negociação de um acordo. Em entrevista à CNBC, Ross preferiu não especificar quanto tempo levará para que as conversas se iniciem.

“Não seria surpresa nenhuma que o resultado disso tudo seja algum tipo de negociação. É muito difícil estabelecer um tempo específico nas negociações”, disse Ross.

O secretário ainda se disse surpreso pela forma como os mercados acionários têm reagido às medidas retaliatórias da China, que decretou sobretaxas de 128 produtos, principalmente do agronegócio norte-americano, como carne suína. “Isso foi antecipado há semanas”, afirmou.

Nesta quarta-feira, a China anunciou uma nova medida retaliatória contra os EUA, estabelecendo tarifas de 25% a um total de 106 produtos dos EUA avaliados em US$ 50 bilhões. Além de soja e veículos, as medidas também afetam as vendas de aeronaves, produtos químicos, sorgo e carne bovina.

Ontem, os EUA divulgaram uma lista de aproximadamente 1.300 produtos chineses que devem ser tarifados pelo governo americano. Em comunicado, o Escritório do Representante Comercial dos Estados Unidos (USTR, na sigla em inglês) propõe um imposto adicional de 25% sobre US$ 50 bilhões em importados.

Segundo o representante comercial dos EUA, Robert Lighthizer, as políticas e as práticas do governo chinês relacionados à transferência de tecnologia, a propriedade intelectual e a inovação “não são razoáveis e restringem o comércio dos EUA”.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]