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Com aspecto e sabor mais semelhante à carne bovina, o novo hambúrguer vegetal da Beyond Meat representa a nova geração de produtos à base de plantas.
Com aspecto e sabor mais semelhante à carne bovina, o novo hambúrguer vegetal da Beyond Meat representa a nova geração de produtos à base de plantas.| Foto: Stacy Zarin Goldberg/The Washington Post

Na batalha para criar o melhor hambúrguer vegetal possível, a Beyond Meat, fabricante norte-americana de carne à base de plantas, parece ter dado outro tiro certeiro. A empresa reformulou seu mais famoso produto, o Beyond Burger, tornando o hambúrguer vegano mais carnudo e com melhor aparência, que agora tem até um "marmoreio" para simular a gordura entremeada na carne dos hambúrgueres tradicionais. A nova formulação está sendo lançada no mercado americano nesta semana.

Além disso, como sua principal concorrente, a Impossible Foods, a empresa já havia projetado um hambúrguer que "sangra" - tem suco de beterraba que dá à proteína alternativa a cor rosa característica de um hambúrguer de carne moída. Ambos os produtos representaram um avanço no universo das chamadas “carnes falsas”, em que hambúrgueres veganos anteriores eram ridicularizados como pães sem gosto. Se o objetivo é fazer com que os humanos comam menos carne - por melhora da saúde e pela “saúde” do planeta -, fazer um hambúrguer que simula o sabor e a textura da carne é fundamental para ganhar adeptos.

Um hambúrguer vegetal com marmoreio é um passo adiante nessa direção. Mas de onde vêm essas manchas brancas que parecem gordura animal? A solução encontrada pela Beyond foi acrescentar óleo de coco e manteiga de cacau, que derretem quando o hambúrguer é grelhado, e dão um sabor mais suculento ao alimento. Também foram adicionados feijão mungo e proteínas de arroz à formula, que já tem proteína de ervilha também. As adições dão ao hambúrguer mais fibras e proteína. Ele também tem um "sabor mais neutro e perfil de aroma", segundo comunicado distribuído à imprensa. Alguns consumidores haviam reclamado que o hambúrguer tinha um odor desagradável quando cozido. O produto tem ainda o suco de beterraba, que agora é menos rosado por dentro e fica mais marrom quando cozinho - uma mudança possibilitada pelo acréscimo de extrato de maçã.

A reportagem do The Washington Post testou o novo hambúrguer e confirmou: ele tem mesmo um sabor mais carnoso e agradável. Mais marcante do que isso é a textura, que é mais “grosseira”, próxima da carne moída. E as manchas derretidas de óleo de coco e manteiga de cacau criaram pequenos bolsões em todo o hambúrguer que o deixam menos seco, denso e mais semelhante ao formato de um “disco” – um avanço se comparado à versão anterior do hambúrguer vegetal. A empresa também venderá uma versão da novidade em formato de carne moída embalada, com a mesma fórmula, o que significa que as pessoas poderão preparar em casa seus próprios hambúrgueres ou então fazer outros pratos que tradicionalmente exigiriam carne moída.

Capital aberto

A Beyond Meat abriu seu capital ao público no início de maio e, desde então, suas ações tiveram altos e baixos na bolsa de valores. Mas desde a oferta inicial de US$ 25 por ação, a cotação subiu a US$ 165, o que representa uma das mais bem-sucedidas aberturas de capital do ano.

Restaurantes dos EUA já estão incorporando o novo Beyond Burger em seus menus. O que a reportagem experimentou foi preparado pelo chef Ype Von Hengst, co-fundador do Silver Diner, que usa a carne vegetal em hambúrgueres e almôndegas, e agora está experimentando em um bolo de carne vegano. O produto também pode ser encontrado em cadeias de varejo nacionais, incluindo Tim Horton's e Del Taco. E ao contrário do concorrente, o Impossible Burger - que recentemente apareceu no cardápio da rede de fast food Burger King -, o Beyond Burger pode ser comprado em mercearias e supermercados. Já o Impossible Burguer só é oferecido em restaurantes, por enquanto.

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