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Duas expedições do Agronegócio Gazeta do Povo estão na estrada neste momento, em viagens de milhares de quilômetros. A missão da Expedição Safra é dimensionar a soja e o milho de verão. O esforço da Expedição Avicultura é decifrar as tendências da cadeia da carne de frango, como na reportagem de capa desta edição do caderno Agronegócio.

Em ambos os projetos, a competitividade surge como questão central – e como ponto de ligação entre agricultura e pecuária. O frango tem preço acessível graças a uma oferta competitiva de grãos. Isso indica por que desde 2007 o Brasil consome mais frango (40%) do que carne bovina (37%). A disponibilidade de carne por pessoa no Brasil segue aumentando, mesmo com a crise, mostram os índices da indústria e do governo. Em 2015, chega a 111 quilos, 1,4 quilo a mais do que no ano anterior.

O mérito é da avicultura e da suinocultura, que crescem mais de 1% na produção e no consumo em 2015, mostram dados globais e nacionais. O comércio mundial tende a movimentar volume 3% maior desses dois produtos., na comparação com 2014. Na carne bovina, a tendência é inversa, no Brasil e no mundo, com queda na produção e no consumo entre 1% e 2% e uma retração próxima de 2% no mercado.

Não se pode dizer que esse quadro é 100% positivo para o Brasil. Para cada quilo de carne bovina, o país produz 1,3 quilo de carne de frango e 350 gramas de suína. O certo é que apostas diversificadas mais uma vez amortecem a crise.

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