• Carregando...
Irregularidades constam de relatório de fiscalização do FDA, equivalente à Agência de Vigilância Sanitária no Brasil | Arquivo/Gazeta do Povo
Irregularidades constam de relatório de fiscalização do FDA, equivalente à Agência de Vigilância Sanitária no Brasil| Foto: Arquivo/Gazeta do Povo

Antes da avícola americana Rose Acre Farms fazer o recall de 207 milhões de ovos produzidos na Carolina do Norte, na semana passada, fiscais do FDA (espécie de Vigilância Sanitária dos EUA) apontaram que a unidade responsável pelo surto de salmonela não observava mínimas condições sanitárias e estava infestada com ratos e moscas.

“A falta de práticas de higiene entre os funcionários e as condições sanitárias deficientes criaram um ambiente que permitiu a instalação, proliferação e infestação de imundície e patógenos com potencial de contaminar os equipamentos e os próprios ovos”, diz o relatório de 11 de abril.

O relatório afirma que foram encontradas “atividades inaceitáveis de roedores dentro de um aviário” e que a forma de controle adotada pela empresa não deu resultados satisfatórios, já que havia ratos circulando, ratos mortos e ninhadas de filhotes em vários locais da inspeção.

A avícola fez um recall voluntário de ovos da unidade depois que 20 consumidores adoeceram por infecção com salmonela. Foi o maior recall do setor de ovos nos Estados Unidos desde 2010, quando mais de 550 milhões foram recolhidos de duas fazendas em Iowa, segundo o site Food Safety News.

O porta-voz da Rose Acre Farms, Gene Grabowski, afirmou que o relatório do FDA “foi baseado em observações grosseiras e, em alguns casos, fora do contexto apropriado”. A empresa prepara uma resposta formal à inspeção e, até que isso aconteça, pede a todos que “aguardem a apresentação dos fatos antes de se apressar em fazer um julgamento”.

Em anotações feitas no dia 28 de março, os fiscais federais observaram “gotejamento de condensação nos encanamentos e nas paredes, caindo sobre as esteiras de ovos e fazendo poças de água no chão”.

Além disso, durante a inspeção, “vários funcionários foram observados colocando as mãos no rosto, no cabelo, entre as nádegas e em superfícies sujas, e em seguida tocando esteiras e caixas de ovos sem trocar as luvas ou lavar as mãos”. Uma escova de aço usada para limpar o maquinário estava guardada com uma pá de lixo junto a uma poça d’água, “flutuando em meio à sujeira e ao lodo”.

Em outra visita, os fiscais afirmaram ter visto “pelo menos 25 insetos voadores” dentro da área de processamento, pousando sobre os alimentos e esteiras.

O recall, feito após as investigações apontarem o local como origem do surto de salmonela, representa 90 dias de produção da Rose Acre Farms, que recolhe diariamente 2,3 milhões de ovos.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]