• Carregando...
Abate de matrizes, clima, oferta reduzida e exportações elevam preços da arroba por mais de três anos no Brasil. | Hugo Harada / Gazeta Do Povo
Abate de matrizes, clima, oferta reduzida e exportações elevam preços da arroba por mais de três anos no Brasil.| Foto: Hugo Harada / Gazeta Do Povo

Com as cotações da carne bovina ultrapassando seus limites continuamente, surgem sinais claros de investimento no setor. O preço do bezerro sobe bem mais que o da arroba do boi gordo.

Segundo estudo técnico do Departamento de Economia Rural do Paraná (Deral), o bezerro foi a categoria de reposição que mais apresentou alta. Nos dez primeiros meses deste ano, teve reajuste de 26,9% em Mato Grosso do Sul e de 28,5% em São Paulo. Esses dois estados determinaram média próxima de 27% no Paraná. O valor de um bezerro ultrapassou a marca de R$ 1,1 mil nesses três estados. Já os reajustes na arroba do boi em pé foram de aproximadamente 14% de janeiro a outubro.

Cinco pontos explicam a escalada nas cotações da carne bovina. Segundo o Deral, o fenômeno deve-se à oferta restrita, à diminuição do rebanho, ao abate de matrizes, ao clima (faltou chuva para recuperação de pastagens nas regiões de pecuária) e à força das exportações. O quadro contrasta com os demais setores do agronegócio, incluindo o do leite bovino, que tem preços considerados estáveis desde janeiro.

Estímulo13 pontosporcentuais a mais de aumento na cotação do bezerro foram registrados de janeiro a outubro na região de São Paulo, Mato Grosso do Sul e Paraná, na comparação com a elevação do valor da arroba do boi em pé.

Veja também
0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]