• Carregando...
A reabertura do mercado era esperada depois que a China retomou suas compras do Brasil, no último sábado (25). | Jonathan Campos/Gazeta do Povo
A reabertura do mercado era esperada depois que a China retomou suas compras do Brasil, no último sábado (25).| Foto: Jonathan Campos/Gazeta do Povo

O Ministério da Agricultura informou nesta terça-feira (28) que Hong Kong reabriu as importações de carne brasileira de forma imediata. O país havia bloqueado totalmente a compra de carne nacional, independentemente do frigorífico. De acordo com o Centro de Segurança Alimentar do país (CFS, na sigla em inglês), em nota divulgada pelo Ministério da Agricultura (Mapa).

O documento diz que, “em resposta às últimas informações fornecidas pelas autoridades brasileiras e ao controle estrito do seu sistema de segurança alimentar”, decidiu-se ajustar a restrição às importações do produto brasileiro, limitando-a à carne de frango, congelada e refrigerada, das 21 plantas que foram alvo da Operação Carne Fraca, da Polícia Federal. “Se as autoridades brasileiras fornecerem mais informações das 21 plantas, o centro conduzirá uma reavaliação”, acrescenta ou documento.

O governo de Hong Kong informa que recebeu informações sobre as fiscalizações realizadas pelo governo brasileiro após a operação policial, e sobre medidas adotadas com o intuito de assegurar o bom funcionamento do sistema.

O Mapa afirmou, ainda, que os 21 estabelecimentos sob investigação foram alvo de uma auditoria e disse que não há indícios de que outros frigoríficos autorizados a exportar estejam envolvidos irregularidades. O governo brasileiro argumentou também que outros países e blocos econômicos continuaram importando a carne brasileira. As autoridades de Hong Kong, informa a nota, realizaram testes em 66 amostras de carne brasileira que chegaram ao país.

Hong Kong é o segundo maior mercado para carne e derivados do país, com importações de US$ 1,5 bilhão no ano passado. A reabertura do mercado era esperada depois que a China retomou suas compras do Brasil, no último sábado (25). A Pasta deverá detalhar os termos da reabertura.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]