• Carregando...
Todos os candidatos receberão um relatório que identifica pontos fortes e desafios para a inserção internacional; até o fim do mês, 200 empresas serão selecionadas. | Jonathan Campos/Gazeta do Povo
Todos os candidatos receberão um relatório que identifica pontos fortes e desafios para a inserção internacional; até o fim do mês, 200 empresas serão selecionadas.| Foto: Jonathan Campos/Gazeta do Povo

Empresários de todos os portes, interessados em entrar no mercado internacional, têm até esta sexta-feira (15) para se inscrever no programa Rota Global. O programa vai oferecer consultoria gratuita para indústrias de 18 estados (incluindo o Paraná) se consolidarem ou começarem a operação com o comércio exterior.

As inscrições são feitas pela internet, no portal do Rota Global. As empresas devem preencher um questionário on-line da maturidade de internacionalização da empresa. A meta da primeira etapa é avaliar a capacidade de atuação internacional de pelo menos 500 indústrias – não há limite de inscritos. Todos os candidatos receberão um relatório que identifica pontos fortes e desafios para a inserção internacional e, até o final do mês, 200 empresas serão selecionadas para a próxima fase, que vai até abril de 2018.

Neste período, as indústrias receberão consultoria personalizada e gratuita para construir o plano de negócios de apoio à internacionalização ou consolidação da empresa no mercado externo. O objetivo é promover melhorias concretas na operação internacional em pelo menos 100 delas até junho do ano que vem.

O programa

A iniciativa é um serviço oferecido pelo Plano Nacional da Cultura Exportadora (PNCE), em parceria com a Confederação Nacional da Indústria (CNI), que visa estimular a ampliação, a diversificação, a consolidação e a agregação de valor das exportações brasileiras.

O PNCE, oferecido a empresas de pequeno e médio porte de setores com potencial exportador, integra a política de comércio exterior do governo federal e é executado pelo Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços.

A União Industrial Argentina (UIA) e o Parque Tecnológico de Extremadura (Fundecyt-PCTEX), na Espanha, também oferecem apoio. O programa é executado pela Rede de Centros Internacionais de Negócios (Rede CIN), presente em todas as federações estaduais de indústrias, e será financiado com R$ 1,2 milhão obtido junto à AL-Invest, programa da Comissão Europeia de fomento à competitividade de micro, pequenas e médias empresas da América Latina. Por se tratar de um programa internacional, empresas da Argentina e da Espanha também serão atendidas pelas instituições parceiras nesses países.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]