De olho no crescimento logístico para alavancar sua economia, o Estado do Rio de Janeiro quer que a Estrada de Ferro Vitória-Minas chegue até o Porto do Açu, no Norte do território fluminense. Para isso, a Secretaria estadual de Transportes vai fazer uma proposta ao Governo Federal para que os recursos que a Vale tem a pagar das outorgas de renovação antecipada da Estrada de Ferro Carajás e da Vitória-Minas sejam usados nesse projeto.
O secretário de Transportes do Estado do Rio, Delmo Pinho, afirmou à Agência Infra, que um projeto básico entregue em 2018 à União estimou a construção desse trecho em R$ 2,5 bilhões. A outorga a ser paga pela Vale está estimada em R$ 4,2 bilhões.
O Porto do Açu, de acordo com o governo do estado, será importante para o escoamento da produção agrícola de uma bacia agrícola denominada pela Embrapa de Centro-Leste, que pega grandes regiões de Minas Gerais e de Goiás.
“O Porto de Tubarão (ES) tem congestionamentos constantes que levam navios a ficarem 17 dias esperando para atracar, ampliando os custos para o transporte de mercadorias”, disse Pinho.
Ele lembrou também que o Porto de Açu está desenvolvendo projetos energéticos de geração de energia a gás natural que podem, de acordo com estudos já em andamento, levar à produção local de fertilizantes, o que geraria o efeito para o sistema ferroviário de garantir frete no retorno dos produtos agrícolas transportados para exportação.
Polo Petroquímico do Comperj
Outra frente de trabalho do governo fluminense na ampliação logística ferroviário do estado é para que o Governo Federal ajude para que a MRS Logística inclua em seu projeto de renovação antecipada a criação de um ramal ferroviário entre a cidade de Nova Iguaçu e o Polo Petroquímico do Comperj, em Itaboraí.
Para o secretário estadual do Rio, a proposta ajudaria a tirar o tráfego de trens da Região Metropolitana do Rio de Janeiro, o que viabilizaria um corredor logístico de carga geral entre São Paulo e o Espírito Santo, que tem tráfego de mais de 10 milhões de toneladas ano. A ideia é ligar São Paulo, Rio de Janeiro e Espírito Santo.
"É o momento mais importante em 30 anos para a infraestrutura do Estado do Rio, o que vai definir nosso futuro. Temos que fazer o investimento no que é estrutural”, afirmou Pinho.
-
Caminho do impeachment? Semelhanças e diferenças entre as brigas de Lula x Lira e Dilma x Cunha
-
Direita é maior que esquerda no Brasil, mas precisa se livrar do clientelismo
-
Comissão dos EUA que investiga relatos de censura no Brasil pede que Rumble entregue ordens do STF
-
“Nem a pau”, diz Moraes ao negar entrevista em Londres durante evento que barrou imprensa
Haddad apresenta projeto de regulamentação da reforma tributária ao Congresso
Na Embrapa sindicalizada do governo Lula, agronegócio vira tabu e meritocracia perde espaço
Pagamento de precatórios “turbina” economia e faz banco elevar projeção para o PIB
Lula critica pressão por corte de gastos e defende expansão do crédito
Deixe sua opinião