• Carregando...
O novo Jetta GLI traz detalhes do Golf GTI que o deixam com um visual mais esportivo. | Volkswagen / Divulgação
O novo Jetta GLI traz detalhes do Golf GTI que o deixam com um visual mais esportivo.| Foto: Volkswagen / Divulgação

O lançamento do novo Jetta no mercado brasileiro em 2018 gerou uma certa frustração aos consumidores do carro. O modelo veio apenas na motorização 1.4 TSI, de 150 cv, sem a companhia da versão apimentada 2.0 turbo, que notabilizou o sedã médio como um dos carros mais divertidos de dirigir em sua categoria.

A razão pela ausência era simples: a opção mais forte não havia sido lançada ainda no mercado norte-americano, que é abastecido pela fábrica da Volkswagen no México, a mesma que exporta para o Brasil.

Mas a espera acabou. A nova geração da configuração mais nervosa acaba de aparecer no Salão de Chicago, que abre as portas para o público neste sábado (9) e vai até o dia 18 de fevereiro. 

>> Carro automático venderá mais que manual em 2019; confira os mais baratos

A traseiro vem com um discreto spoiler e dupla saída de escapamento cromada.
Volkswagen / Divulgação

Jetta GLI, configuração topo de linha por lá, adota a mesma configuração do Golf GTI, inclusive repetindo o motor 2.0 turbo, de 230 cv e 35,7 kgfm de torque. 

Ou seja, se o anterior 2.0 TSI, de 211 e 28,6 kgfm, já arrancava um sorriso largo do motorista, imagine agora que ele está bem mais potente e torcudo! 

O propulsor é gerenciado por uma transmissão manual de seis marchas ou a automatizada de dupla embreagem com sete velocidades.

>> Carros 2019: lançamentos para todas as garagens

A potência mais instigante é controlada por um diferencial com deslizamento limitado e suspensão independente com ajustes esportivos (multilink no lugar do eixo de torção na traseira), o que baixa a carroceria em 1,5 cm comparado ao Jetta ‘normal’.

Para complementar a esportividade, o Jetta GLI utiliza o sistema de freios do invocado Golf R, com discos ventilados de 34 cm na dianteira que compõem as rodas de 18 polegadas com desenho exclusivo. 

A grade do tipo colmeia vem cortada por uma linha vermelha, tal qual no Golf GTI.
Volkswagen / Divulgação

Por fora, mais do Golf GTI no visual como o acabamento em preto e vermelho, destacado na grade frontal do tipo colmeia com uma fina linha vermelha interligando a base dos faróis, que são em led.

Atrás, o para-choque vem com um difusor integrado e há duas saídas de escapamento cromadas. As lanternas também são em led.

>> Adeus: Honda aposenta CG 125, o veículo mais vendido no Brasil

Interior com detalhes em vermelho e volante do Golf GTI.
Volkswagen / Divulgação

O interior na cor preta segue a proposta de fora, com detalhes em vermelho pelo painel, nas costuras dos bancos em couro, manopla do cambio, apoio de braços e tapetes.  O volante também foi emprestado do Golf GTI.

A lista de equipamentos é formada por assentos com aquecimento, faróis automáticos, iluminação interna configurável em 10 dez cores, sensor de chuva e abertura/ fechamento e partida sem chave. O pacote vem ainda com quatro modos de condução, uma delas personalizável que pode deixar o carro ainda mais arisco.

>> Quando seu carro precisará ter a nova placa Mercosul

Jetta GLI estreia em março nos EUA, mas no Brasil ainda é um incógnita. Aliás, resta saber se a Volks irá trazer esta versão como opção esportivo do sedã, ou seguirá a fórmula usada em outros produtos da marca, apenas adotando o motor  de 230 cv na Highline, sem incorporar o mesmo visual agressivo da opção americana.

Imagens: Newspress
SIGA O AUTO DA GAZETA NO INSTAGRAM
Visualizar esta foto no Instagram.

AUTOMÁTICO VAI SUPERAR MANUAL⠀ ⠀ O câmbio automático deixou de ser uma tendência e virou realidade nos carros vendidos no Brasil. ⠀ ⠀ Em 2018, 49% dos modelos zero km saíram das concessionárias sem o pedal de embreagem, segundo o estudo da empresa paulista Bright Consulting.⠀ ⠀ Para 2019 a pesquisa projeta uma virada dos veículos automáticos e automatizados, vendendo mais que as opções manuais, com a procura crescendo rapidamente ao longo da próxima década.⠀ ⠀ De acordo com o levantamento, a presença cada vez maior das transmissões que dispensa a troca de marchas segue a mesma necessidade do ar-condicionado, outrora um item de luxo, mas que equipou 98% dos carros nacionais emplacados no ano passado.⠀ ⠀ É o mesmo caso da direção hidráulica ou elétrica, outro recurso que se tornou indispensável para o motorista desde os automóveis mais acessíveis.⠀ ⠀ #cambioautomatico #carroautomatico #automoveis #veiculos #semembreagem #gazetadopovo ⠀ ⠀ 📷#volkswagenbrasil #fordbrasil ⠀

Uma publicação compartilhada por Automóveis Gazeta do Povo (@autogazetadopovo) em

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]