É difícil encontrar alguém que já não tenha ficado de mau humor por causa de ruídos insistentes dentro do automóvel. Tanto em veículos nacionais quanto em importados, estes barulhos podem aparecer de uma hora para outra e são provocados pelos mais diferentes motivos. Apesar de pouco conhecidas, algumas oficinas se especializaram em eliminar ruídos automotivos e oferecer tratamento acústico.
Este trabalho é meticuloso e envolve profissionais com conhecimentos de mecânica automotiva e de acústica, diz Márcio Meissner, um dos sócios da empresa 100 Ruído, localizada na capital e que atende modelos de todas as marcas, inclusive jipões que são utilizados em expedições.
Como um carro é feito a partir de milhares de peças, a possibilidade de que uma entre em atrito com a outra com o passar do tempo é grande. De acordo com Meissner, esse problema é causado principalmente pela ausência de um revestimento mais reforçado nos espaços que separam as guarnições. Desta forma, quando solicitados, os técnicos desmontam o carro e o revestem com três tipos diferentes de materiais amortecimento, absorção e isolamento acústico (borracha e feltro). Fios soltos no interior do painel também podem ser a causa de muita irritação. Para eliminar esse foco de barulho, os fios são embrulhados com fitas de espuma. Além de evitar que eles fiquem soltos, o material absorve os ruídos.
Especializado na área automotiva, Meissner confirma que todos os veículos podem ser melhorados com o tratamento acústico oferecido pela empresa. E que mais recentemente a loja passou também a atender um dos veículos mais robustos da história, o Land Rover Defender. Com o tratamento, o jipão não só fica mais silencioso, como também recebe isolamento contra água, poeira e até do calor provocado pelo motor. A loja em Curitiba, ainda conforme Meissner, está recebendo inclusive modelos de outros estados. " O mais recente veio de Brasília e foi totalmente preparado para enfrentar uma longa expedição.
Tratamento
O tratamento acústico realizado pela empresa é oferecido em cinco níveis, a escolha do consumidor. No primeiro as portas e laterais do carro recebem materiais de absorção acústica. No segundo nível, este trabalho é acrescido com a colocação de material de amortecimento. No nível três, a instalação destes materiais se estende para o assoalho, caixas de rodas, túnel do câmbio e porta-malas. No quarto nível, o teto é incluído no processo e além da camada de amortecimento acústico e de absorção ainda pode receber opcionalmente o isolamento térmico. Já no último nível, todo o carro é trabalhado e o seu painel é desmontado para que toda a fiação seja protegida com fitas de espuma ou feltro.
De acordo com Meissner, o serviço custa a partir de R$ 150 para a eliminação de ruídos e de R$ 450 para o tratamento acústico. O prazo do serviço é conforme o modelo de carro e o nível do tratamento escolhido pelo consumidor. Caso o carro tenha de ser desmontado por completo, o prazo varia de quatro a cinco dias.
Serviço:
100 Ruído Rua Nilo Cairo, 159, (41) 3079-3991, ou pelo site (www.100ruido.com.br).
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