A segunda geração do BMW X1 já está à vendas nas concessionárias da marca - a Euro Import é a distribuidora no Paraná. O modelo, que será lançado oficialmente no país no próximo dia 3 de fevereiro, agora é construído sobre a plataforma compartilhada com o MINI. Também é o segundo veículo da montadora alemã a adotar tração dianteira, unindo-se ao Série 2 Active Tourer.
O modelo mais compacto da linha de utilitários esportivos X está disponível nas versões sDrive 20i GP, sDrive 20i X-Line e xDrive 25i Sport, com preços de R$ 166.950, R$ 179.950 e R$ 199.950, respectivamente. A segunda geração do X1 adota o jeitão de SUV no lugar do visual anterior que lembrava uma perua ‘altinha’.
ENKONTRA.COM VEÍCULOS: BMW X1 com preços a partir de R$ 70 mil.
A frente está menor e a escolha pela tração dianteira favorece o maior espaço interno e reduz o gasto de combustível, especialmente por ele estar mais leve.
O estilo SUV é reforçada pelo aumento das dimensões do carro. Ele é 5 cm maior no comprimento (4,43 m) que o antecessor e ganhou 3,7 cm extras de espaços para os ocupantes detrás. O porta-malas foi ampliado de 420 para 505 litros. Em contrapartida, o modelo perdeu a tração integral de série, limitado à versão topo de linha.
O acabamento lembra muito o Série 2 Active Tourer, com painel de linhas mais modernas e material de boa qualidade.
Por enquanto, o modelo oferecido é o importado com motor 2.0 TwinPower Turbo acoplado ao câmbio automático de oito marchas, que nas versões 20i entrega 192 cv e 28,5 kgfm de torque, com tração dianteira, e na 25i oferece 231 cv e 35,7 kgfm, sendo a única com tração integral xDrive.
Já a versão nacionalizada, que será feita na fábrica de Araquari (SC), tem estreia marcada ainda no primeiro semestre deste ano.
Regeneração de energia
Ao frear ou tirar o pé do acelerador, a energia cinética gerada pelo movimento das rodas é capturada e enviada à bateria. O sistema reduz a quantidade de energia que a bateria consome do motor, diminuindo o consumo de combustível. Por outro lado, quando o motorista acelera, o alternador é desacoplado do sistema de transmissão. Assim, com menos componentes, todo o rendimento do motor é aproveitado para a aceleração.
A configuração de entrada xDrive 20i GP traz de série itens como central multimídia com tela de 6,5” e GPS integrado; sistema start/stop; regeneração de energia de frenagem; seis airbags; pneus Runflat; faróis full led; sensores de estacionamento traseiro; crepuscular e de chuva; e rodas de liga aro 18.
A intermediária sDrive20i X-Line adiciona teto solar panorâmico, bancos com ajustes elétricos, fechamento do porta-malas por botão e retrovisores com rebatimento elétrico, enquanto a topo de linha xDrive25i Sport acrescenta rodas de liga leve aro 19 e som hi-fi.
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