O utilitário esportivo Volkswagen Tiguan, em sua linha 2010, passa a oferecer um sistema que torna a vida do motorista bem mais fácil, pelo menos na hora de estacionar em vagas paralelas. Trata-se do Park Assist. Ele entra em ação quando o motorista encontra um espaço para parar junto à calçada, aperta o botão de comando do sistema, que fica no console central, e passa pela vaga. Um sensor posicionado na lateral do para-choque dianteiro verifica se o espaço é suficiente enquanto o condutor posiciona o carro à frente para iniciar a manobra.
O espaço disponível é mostrado no display do quadro de instrumentos por meio de três retângulos, representando os dois carros já estacionados e o espaço entre eles. Se a vaga tiver dimensões adequadas, basta acionar a ré e tirar as mãos do volante. A partir daí, o único trabalho do motorista é controlar a velocidade de manobra pelo pedal do freio, enquanto o Park Assist vira o volante na direção e na medida exatas para acomodar o carro.
Caso seja necessário, o motorista pode precisar movimentar o carro para a frente, posicionando a alavanca de câmbio em drive ("D"). O Park Assist continuará no comando do volante até o carro estar corretamente estacionado. O sistema é automaticamente desligado caso o motorista force o volante durante a manobra de estacionamento. Da mesma forma, ele pára de funcionar caso o carro ultrapasse 7 km/h.
O Tiguan com o dispositivo traz ainda câmera traseira, que transmite imagens para a tela do rádio. Quando o carro anda em marcha à ré, duas linhas amarelas são projetadas sobre a imagem exibida, mostrando a direção em que ele está recuando. Esse recurso ajuda o motorista a estacionar em vagas perpendiculares. Quando o espaço disponível é sinalizado por linhas pintadas no asfalto, basta alinhar as linhas amarelas com as existentes no local.
Outras mudanças no modelo são o mesmo painel de instrumentos e os mesmos comandos do ar-condicionado que equipam o Passat CC, o rádio com tela sensível ao toque e a exibição de informações sobre o ar-condicionado e na operação do Park Assist. O sistema, bem como a câmera, custa R$ 3.765 a mais no valor do carro (R$ 124 mil). Além do Tiguan, o Park Assist estará, em breve, disponível como opcional nas versões da linha Passat.
-
Decisões do TSE no relatório americano da censura foram tomadas após as eleições de 2022
-
Exclusivo: AGU de Lula prepara pedido de suspensão ou dissolução do X
-
AGU de Lula entra em jogo contra o X no Brasil; ouça o podcast
-
Lula se esforça para legitimar eleições na Venezuela, mas mantém silêncio sobre Essequibo
Na Embrapa sindicalizada do governo Lula, agronegócio vira tabu e meritocracia perde espaço
Pagamento de precatórios “turbina” economia e faz banco elevar projeção para o PIB
Lula critica pressão por corte de gastos e defende expansão do crédito
Com problemas de caixa, estados sobem ICMS e pressionam ainda mais a inflação
Deixe sua opinião