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Se a vaga tiver dimensões adequadas, o motorista depois de acionar a ré pode tirar as mãos do volante, uma vez que o sistema se encarrega de acomodar o carro. O único trabalho do condutor é controlar a velocidade de manobra pelo pedal do freio | Fotos: Divulgação/Volkswagen
Se a vaga tiver dimensões adequadas, o motorista depois de acionar a ré pode tirar as mãos do volante, uma vez que o sistema se encarrega de acomodar o carro. O único trabalho do condutor é controlar a velocidade de manobra pelo pedal do freio| Foto: Fotos: Divulgação/Volkswagen
  • O espaço da vaga é mostrado no display do quadro de instrumentos por meio de três retângulos

O utilitário esportivo Volks­wa­­­gen Tiguan, em sua linha 2010, passa a oferecer um sistema que torna a vida do motorista bem mais fácil, pelo me­­nos na hora de estacionar em vagas pa­­ra­­lelas. Trata-se do Park Assist. Ele entra em ação quan­­do o motorista encontra um espaço para parar junto à calçada, aperta o botão de co­­mando do sistema, que fica no console central, e passa pela va­­ga. Um sensor posicionado na lateral do para-choque dianteiro verifica se o espaço é sufi­­cien­­te enquanto o condutor posiciona o carro à frente para iniciar a manobra.

O espaço disponível é mostrado no display do quadro de instrumentos por meio de três re­­tângulos, representando os dois carros já estacionados e o espaço entre eles. Se a vaga ti­­­ver dimensões adequadas, bas­­ta acionar a ré e tirar as mãos do volante. A partir daí, o único trabalho do motorista é controlar a velocidade de ma­­nobra pelo pedal do freio, en­­quanto o Park Assist vira o vo­­lante na direção e na medida exatas para acomodar o carro.

Caso seja necessário, o motorista pode precisar movimentar o carro para a frente, posicionando a alavanca de câmbio em drive ("D"). O Park Assist con­­tinuará no comando do volante até o carro estar corretamente estacionado. O sistema é automaticamente desligado caso o motorista force o vo­­lante durante a manobra de es­­tacionamento. Da mesma forma, ele pára de funcionar ca­­so o carro ultrapasse 7 km/h.

O Tiguan com o dispositivo traz ainda câmera traseira, que transmite imagens para a tela do rádio. Quando o carro anda em marcha à ré, duas linhas ama­­relas são projetadas sobre a imagem exibida, mostrando a direção em que ele está recuando. Esse recurso ajuda o motorista a estacionar em vagas perpendiculares. Quando o espaço disponível é sinalizado por li­­nhas pintadas no asfalto, basta alinhar as linhas amarelas com as existentes no local.

Outras mudanças no modelo são o mesmo painel de instrumentos e os mesmos comandos do ar-condicionado que equipam o Passat CC, o rádio com tela sensível ao toque e a exibição de informações sobre o ar-condicionado e na operação do Park Assist. O sistema, bem co­­mo a câmera, custa R$ 3.765 a mais no valor do carro (R$ 124 mil). Além do Ti­­guan, o Park As­­sist estará, em breve, disponível como opcional nas versões da linha Passat.

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