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Sensores, instalados no pára-choque, são ativados quando se engata a ré | Fotos: Roberto Couto/Gazeta do Povo
Sensores, instalados no pára-choque, são ativados quando se engata a ré| Foto: Fotos: Roberto Couto/Gazeta do Povo

Aliado na hora de manobrar

Proprietário de um novo Toyota Corolla, o desembargador aposentado Acácio Cambi, 72 anos, descobriu no sensor de obstáculo um bom aliado na hora de manobrar seu sedã, principalmente, na garagem de seu prédio. "Instalei o acessório quando comprei o carro em abril. Realmente, o sensor tem me ajudado muito, principalmente, a evitar encostar a lataria nas colunas quando estou estacionando", conta.

Nas poucas oportunidades que ele precisou manobrar o três volumes na rua, normalmente ele prefere deixar o veículo em estacionamentos, o dispositivo também acabou sendo muito eficiente. "Fui até o limite de distância indicado no monitor e não encostei no carro que estava atrás. Manobrando apenas com o auxílio visual eu não teria uma noção tão exata", finaliza Cambi.

  • Mostrador com alerta visual ajuda a manobrar em vagas apertadas

Quem já precisou estacionar numa vaga apertada sabe como seria bom ter uma ajudinha para evitar as temíveis encostadinhas numa coluna ou na lataria de um carro estacionado atrás ou à frente. E uma boa alternativa são os sensores de obstáculo, equipamentos oferecidos de série em alguns carros nacionais, mas normalmente opcionais na maioria dos automóveis compactos e médios produzidos por aqui. Também há opções no mercado de reposição.

O dispositivo, normalmente instalado na traseira (também pode ser colocado na frente), é acionado ao engatar a ré e emite um sinal sonoro quando o veículo se aproxima de algum obstáculo. Também há versões mais sofisticadas com mostradores visuais e que indicam que o automóvel está entre 30 cm e até 3 cm da frente ou da traseira de um outro carro.

Entre as marcas nacionais, apenas a Volkswagen oferece o sensor de obstáculo como item de série de fábrica. Todas as versões do Golf são oferecidas com o dispositivo. Além disso, os modelos top de linha, Comfortline e Sportline, respectivamente, do Polo (hatch e sedã) e da SpaceFox já vêm com o equipamento. Opcionalmente, as versões de entrada destes de carros também podem receber de fábrica o item, mas neste caso a um custo extra de R$ 500, segundo Rose de Souza, do setor de acessórios da concessionária Servopa, em Curitiba. A Fiat é outra marca que oferece o dispositivo como opcional de linha de montagem, mas por enquanto apenas para o Punto, por R$ 1.056.

Como a maioria dos carros nacionais ainda não pode ter o sensor de obstáculo com item de fábrica, grande parte das concessionárias oferece o dispositivo como acessório. Na Super Fiat, na capital, o item é comercializado por R$ 290. Na Niponsul, revenda Honda, o equipamento é disponibilizado por R$ 650. Há opções ainda no mercado de reposição, que costuma oferecer esse item num preço mais atraente. Na Furuta Car Audio, por exemplo, o acessório sai por R$ 260 (R$ 450, se for atrás e na frente).

Garantia

Mas quem tem o carro ainda dentro do período de garantia deve ficar atento. De acordo com Marinez Pires, supervisora de Acessórios da Super Fiat, a instalação do equipamento fora de fábrica ou da rede autorizada pode comprometer a cobertura. Isso porque é preciso furar o pára-choque e fazer conexões elétricas. "Se houver algum problema na parte elétrica, por exemplo, por conta de uma colocação mal feita, poderá ocorrer perda de garantia", confirma Renato Sliva, gerente de Pó-venda da Niponsul.

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