• Carregando...
Foto: Renyere Trovão/ Gazeta do Povo
Foto: Renyere Trovão/ Gazeta do Povo| Foto:

A Ford fez uma prévia para a imprensa brasileira e argentina do Territory, o SUV de porte de médio que chega em 2020 para duelar com o Jeep Compass.

A versão das fotos é feita na China, de onde começa a ser importada nos primeiros meses, antes da produção sulamericana, provavelmente na Argentina.

A Ford não antecipou detalhes técnicos do carro, como motorização e câmbio, muito menos preço. Algo que vai acontecer mais próximo do lançamento.

Foto: Renyere Trovão/ Gazeta do Povo
Foto: Renyere Trovão/ Gazeta do Povo

É quase certo que seja o propulsor 1.5 turbo, que na China é associado ao câmbio CVT e rende 150 cv. Por aqui será mais potente com a opção do etanol.

Alguns itens do carro já são conhecidos, como painel 100% digital e luz diurna em led.

Segurança e conectividade

O Territory se destaca pela generoso pacote de equipamentos de auxílio na condução e de segurança, prometendo ser uma das opções mais completas no mercado.

Na lista estão câmera 360 graus, estacionamento automático, alerta de permanência em faixa, monitoramento de ponto cego e piloto automático adaptativo, que freia e acelera o veículo sozinho conforme o ritmo do trânsito a frente.

Foto:  Ford/ Divulgação
Foto: Ford/ Divulgação

Há ainda o sistema de pré-colisão, que reduz e até evita um impacto frontal ao detectar que isso está prestes a acontecer.

O modelo também é conectado à tecnologia Apple CarPlay e Android Auto na central multimídia com tela de 10 polegadas, além do carregamento sem fio para o celular.

Outra novidade para o segmento é a internet a bordo (via modem), que permite ao motorista travar, destravar, dar partida, localizar e obter informações de telemetria do carro remotamente.

Contudo, a Ford não detalhou se esses equipamentos serão de série ou vão ser espalhados pelas diferentes versões.

Apesar de seguir a base do modelo chinês, o SUV que desembarcará no Brasil exibirá "detalhes internos e externos exclusivos", adiantou a montadora.

Foto: Ford/ Divulgação
Foto: Ford/ Divulgação

Aceitação do público

A Ford já tinha exibido o Territory no Brasil, durante o Salão de São Paulo, em novembro passado. À época, a marca disse que a presença dele era para medir a aceitação dos visitantes.

E parece que foi boa ou pelo menos suficiente para convencer a Ford a apostar em mais um representante no país no segmento de SUV e crossover, além do Ecosport e do Edge.

Foto: Ford/ Divulgação
Foto: Ford/ Divulgação

O design externo e interno e a tecnologia foram bastante elogiadas pelo público brasileiro, afirmou Lylo Watters, presidente da Ford para a América do Sul.

"Eu disse então ao nosso time que tínhamos de arregaçar as mangas e trazer rapidamente esse veículo para os consumidores da região. É uma satisfação confirmar agora que ele será lançado no Brasil e na Argentina em 2020”, disse Watters.

O Territory é um projeto chinês em parceira com a fabricante local JMC. A missão dele por aquinnão será fácil, pois terá pela frente Compass, o utilitário mais vendido no Brasil, o futuro Volkswagen Tarek, que também estreia em 2020.

O modelo da Ford é um maior que o da Jeep. São 4,58 metros de comprimento, 1,67 metro de altura e 1,94 metro de largura. O Compass, por sua vez, tem 4,41 m de comprimento, 1,66 m de altura e 1,81 m de largura. A distância entre-eixos não foi revelada.

Foto: Ford/ Divulgação
Foto: Ford/ Divulgação

Estrela do Rock in Rio

O utilitário da Ford fará um novo contanto com o público brasileiro, desta vez no Rock in Rio, que acontecerá na capital carioca em setembro.

A Ford é uma das patrocinadoras oficiais do festival e colocará o Territory para desfilar na cidade do Rock.

*O jornalista viajou a convite da Ford

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]