• Carregando...
O Ford Ka passou por uma novo teste de colisão do Latin NCap e teve a nota melhorada. | Latin NCap / Divulgação
O Ford Ka passou por uma novo teste de colisão do Latin NCap e teve a nota melhorada.| Foto: Latin NCap / Divulgação

A atualização do Ford Ka não trouxe só novidade visuais e mecânicas. O modelo ganhou também melhorias estruturais para aumentar o nível de segurança.

O resultado já apareceu no teste de colisão do Latin NCap. O Ka saltou de um zero obtido na avaliação do ano passado para 3 estrelas na proteção para adultos - num total de cinco (confira o ranking).

>> Ford Ka ganha câmbio automático e novo motor para peitar HB20 e Onix

A evolução foi verificada nos exemplares fabricados a partir de 12 junho deste ano, período em que estreou a linha 2019, informou a organização independente que realiza crash test com veículos vendidos no Brasil, América do Sul e Caribe.

O Latin NCap verificou melhorias nos reforços estruturais para a proteção dos impactos laterais no pilar B e elementos de absorção de energia nas portas para a proteção dos adultos.

Já na proteção para crianças, acomodadas no banco traseiro, o hatch conquistou 4 estrelas, repetindo o desempenho de 2017. O resultado do Ka é válido também para o Ka +, sua versão sedã.

>> Toyota já tem o seu SUV compacto para o Brasil! E será baseado no Yaris

Ka antigo zerado

O modelo já havia passado pelo programa do Latin NCap em 2015, quando recebeu quatro estrelas na colisão frontal para o ocupante adulto e três para as crianças. 

A classificação foi rebaixada porque o modelo não tem nenhum tipo de proteção lateral aos passageiros, apresentando uma forte deformação da estrutura, principalmente na coluna B e as portas abriram com a batida. 

O Ka reestilizado teve uma ligeira melhoria neste quesito. Segundo a entidade, o teste indica que a proteção lateral ainda é fraca na região do tórax, a mais importante neste tipo de colisão, além da porta traseira ter aberto após o impacto.

“É uma melhora. O Latin NCap está contente com este resultado da marca, porém o Ka ainda não está à altura do modelo europeu, que tem airbags laterais e uma estrutura que se comporta de forma melhor”, disse a entidade na apresentação do resultado.

>> De CG 125 a DT 180: Confira 10 motos que marcaram época

Na colisão frontal, o Ka manteve o resultado do ano passado, com uma leve diferença na proteção para a perna direita do passageiro. De acordo com o Latin NCap, a proteção é adequada, mas a área dos pés é instável e há estruturas perigosas na área do painel na altura dos joelhos, que podem ferir os ocupantes.

As 3 estrelas são o limite que o Ford Ka poderia obter, pois a versão testada foi a básica, que não vem com controle de estabilidade, requisito mínimo para conquistar notas melhores.

Infelizmente, as regulações governamentais ainda não incluem o controle eletrônico de estabilidade (ESC) e a proteção de pedestres, significando que a região ainda está 20 anos atrás da Europa, onde já contam com o ESC e proteção de pedestres e está se legislando para a frenagem autônoma de emergência (AEB)

Alejandro Furas, secretário geral do Latin NCap.

O programa passou a contar em 2016 com critérios mais rigorosos de avaliação para a obtenção da nota máxima, que passou a ter valores mais altos no quesito proteção de adultos. O impacto lateral foi incorporado neste mudança. Ele será obrigatório para a homologação de carros no Brasil a partir de 2020 para modelos inéditos e 2023 para todos os veículos.

>> PRF apreende Mustang comprado mais barato nos EUA e que chegou rodando ao Brasil

Outros modelos também tiveram a nota rebaixado com o novo sistema de avaliação. É o caso do Chevrolet Onix, o carro mais vendido no Brasil. Ele tinha zerado em maio do ano passado. 

Como é o teste do Latin NCap

Além do impacto frontal e lateral, os carros também são submetidos à colisão contra poste (29 km/h) e é testada a eficiência dos controles eletrônico de estabilidade e de tração, quando o modelo vem equipado com o dispositivo. 

O impacto lateral acontece por meio de uma barreira deformável montada em um carro de 850 kg, que se desloca a 50 km/h.

O programa leva em conta os riscos de lesões fatais que apresentam em caso de acidente, tanto para o motorista e passageiro adultos que vão à frente quanto para crianças de 1 ano e meio a 3 anos de idade que ficam atrás nas cadeirinhas infantis.

Os equipamentos de segurança também têm peso na composição da nota. No pacote estão controles de tração e estabilidade, distribuição eletrônica de freios (EBD), isofix, encosto de cabeça e cinto de segurança de três pontos no banco traseiro central e lembrete de uso do cinto de segurança para o banco do motorista.

SIGA O AUTO DA GAZETA NO INSTAGRAM
0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]