• Carregando...
 | Bigstock
| Foto: Bigstock

Entrar no carro entusiasmado para a tão esperada folga de fim de ano e, depois de alguns quilômetros, começar a sentir tontura e mal-estar, que vem acompanhado de transpiração e vômitos.

As curvas e alterações de velocidade do trajeto costumam piorar a situação, que é provocada por uma “confusão” no cérebro, que recebe, ao mesmo tempo, estímulos indicando que a pessoa está parada e em movimento.

>> Fuja deles! Os piores horários para viajar no fim do ano

>> Vai pegar a estrada? Saiba como organizar a bagagem

O enjoo no carro pode acometer qualquer pessoa que saiba andar (bebês não o sentem!) e, de acordo com uma pesquisa realizada pela Ford Europa, tende a atingir mais frequentemente os passageiros do carro que olham para telas, sejam elas de celulares, tablets, etc.

Confira a seguir algumas dicas para evitar que o trajeto entre sua casa e o seu destino seja um pesadelo.

Peça ao motorista que dirija de modo suave

Uma vez dentro de um carro em movimento, qualquer pessoa está suscetível a ficar enjoada. Contudo, o mal-estar tende a se agravar quando há curvas, buracos ou alterações bruscas de velocidade.

(Re)Organize os lugares no carro

Quem já sabe que vai ficar enjoado ou começa a se sentir mal deve se sentar no banco da frente ou próximo às janelas. Assim, é possível focar em um ponto distante no horizonte, que também “está parado”, enviando ao cérebro informações parecidas.

Não olhe para objetos próximos

Ao sentar próximo à janela, evite focar nos carros passando, nas faixas da estrada ou na vegetação mais próxima da rodovia. Eles indicarão movimento ao cérebro e agravarão a situação.

Abra a janela ou use o ar-condicionado

A circulação de ar fresco contribui para que quem está enjoado sinta-se um pouco melhor. Quanto mais abafado o ambiente, pior serão os sintomas.

Evite balançar a cabeça

Olhar de um lado para o outro aumenta a possibilidade de a pessoa se sentir mal, assim como o balançar involuntário da cabeça enquanto o veículo está em movimento. Travesseiros, almofadas ou outros suportes podem ser usados para evitar esse chacoalhar.

Evite ler ou olhar para telas

Livros, revistas, celulares e tablets aumentam a chance de ter enjoo ou agravam a sensação. Conforme a pesquisa da Ford, adultos que ficaram olhando para telas em um trajeto curto demoraram, em média, 10 minutos para se sentir mal. O estudo mostrou ainda que, se posicionadas “mais altas” (evitando que as pessoas abaixem a cabeça para olhá-las), as telas não provocam tantos enjoos.

Procure orientação médica

Quem tem um histórico de enjoo pode recorrer a remédios naturais ou não para evitá-lo. Para isso, é importante buscar orientação médica antes da viagem.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]