• Carregando...
 | Jim Watson/AFP
| Foto: Jim Watson/AFP

Seguindo a tendência explorada inicialmente pelos japoneses (com o Toyota Mirai e o Honda Clarity Fuel Cell, a Audi apresenta no Salão de Detroit (EUA) seu conceito movido a hidrogênio. Trata-se do h-tron quattro, cujo projeto já foi apresentado no sedã grande A7 em 2014. Ele vem equipado com dois motores elétricos, um na traseira de 90 kW (122 cv) e outro na dianteira de 140 kW (190 cv).

O modelo usa tecnologia da célula a combustível para produzir energia elétrica a partir do hidrogênio. A propulsão limpa é capaz de levar o utilitário esportivo de 0 a 100 km/h em menos de 7 segundos. Segundo a marca alemã, o abastecimento com hidrogênio requer só quatro minutos e permite autonomia de até 600 km.

O h-tron antecipa as formas do primeiro utilitário esportivo elétrico da marca, a ser lançado no ano que vem. Também traz algumas soluções para a condução autônoma que estarão no sedã de topo de linha A8 a partir de 2017, como o controlador central de assistência ao motorista, conhecido como zFAS. Trata-se de um supercomputador compacto que processa informações emitidas por diversas fontes– incluindo sinais das câmeras 3D, leitor a laser, radar e sensores ultrassônicos – e as compara ao espaço de circulação e arredores do veículo.

Jim Watson/AFP

Os dados são analisados pelos sistemas de assistência à direção e de estacionamento, o que possibilita à tecnologia assumir a direção no para-anda da cidade e a até 60 km/h. A plataforma do conceito é a do novo Q7 e a novidade traz ainda freios de cerâmica, suspensão a ar e bancos traseiros individuais.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]