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Audi e-tron foi apresentado em São Francisco, na Califórina (EUA), e chega às lojas em 2019. | Audi/ Divulgação
Audi e-tron foi apresentado em São Francisco, na Califórina (EUA), e chega às lojas em 2019.| Foto: Audi/ Divulgação

Audi revelou o e-tron, seu primeiro carro elétrico com produção em larga escala. O utilitário esportivo foi apresentado em São Francisco, na Califórnia (EUA), e desembarca no Brasil no início do segundo semestre de 2019, importado da Bélgica.

O modelo se destaca por ser o primeiro carro de série fabricado na Europa sem espelhos retrovisores externos. No lugar, câmeras de alta definição que projetam a imagem lateral em telas fixadas nas portas, numa posição próxima da visão que o motorista teria com os espelhos normais.

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O pioneiro nesta tecnologia é o Lexus ES, apresentado ao mundo recentemente e que é feito no Japão pela divisão de luxo da Toyota.

Nos Estados Unidos o e-tron custará por US$ 75,7 mil - cerca de R$ 312 mil -, o que significa que no Brasil deverá passar dos R$ 500 mil.

O  e-tron é o primeiro carro da Audi a ser produzido em larga escala.
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Desempenho de esportivo

O carro utiliza dois motores elétricos, um em cada eixo, para garantir a tração e integral e força suficiente para obter um desempenho esportivo, digno da marca alemã.

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São 357 cv e 57,20 kgfm de torque, mas é possível acionar o modo boost que entrega 60 segundos de arranque extra, dando um salto para 402 cv na potência e para 67,70 kgfm no torque. O câmbio automático tem uma única marcha.

O SUV elétrico irá brigar no futuro com o Mercedes-Benz EQC e a versão utilitária do conceito iVision Next, da BMW.
Audi / Divulgação

Desta forma, ele será capaz de ir da imobilidade aos 100 km/h em apenas 6 segundos. A Audi não informou a velocidade máxima, mas o conceito que deu origem ao modelo tinha uma limitação de 200 km/h.

A fabricante afirma que o e-tron será capaz de rodar 400 km sem a necessidade de recarga. O carro conta com o sistema de freio regenerativo, que promete recuperar até 30% da energia que seria desperdiçada, sendo reaproveitada pelo sistema elétrico. 

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De carga rápida a demorada

A recarga do e-tron demora entre 30 minutos (carregadores super rápidos) e até 9,6 horas nos tradicionais.
Audi  / Divulgação

O pacote de baterias são de íons de lítio, dividido em 36 pequenos módulos, e a carga completa leva até dez horas com um carregador de 9,6 KW, nos EUA. Na Europa, com um carregador de 11 kW, será possível fazer em 8,5 horas.

Há ainda um carregador rápido (22 KW) que diminui este processo para 4,5 horas. O veículo também está preparado para dispositivos super-rápidos (150 kW), capaz de dar 80% de carga em até 30 minutos.

Também é possível a ‘alimentá-lo’ em casa  (110 V ou 220 V), porém será necessário uma adaptação de carregadores na parede, não sendo possível diretamente na tomada.

Interior todo digital

O Audi e-tron traz o interior com telas totalmente digitais no painel.
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A novidade repete a solução já vista no Audi A7 e no Q8, com telas totalmente digitais formando o painel de instrumentos virtual,a central de entretenimento com monitor de 10,1” e a área de comandos do carro numa tela de 8,6” mais abaixo no console central.

Há ainda sistema de som 3D premium, com 16 alto-falantes e 705 W de potência. O modelo virá ainda com sistema semiautônomo  de condução, que possibilita ao veículo assumir por alguns segundos os comandos de aceleração, frenagem e esterçamento do volante sem que o motorista esteja com as mãos no volante.

e-tron possui 2,92 metros de entre-eixos, o que significa um amplo espaço interno, que o coloca entre o Q5 (2,81 m) e o Q7 (2,99 m) neste quesito, transportando até cinco passageiros. O porta-malas pode levar 660 litros de bagagem, aumentando para 1.725 litros com os bancos rebatidos.

Segmento movimentado

Assim que chegar ao mercado norte-americano, o SUV elétrico da Audi já encontrará dois rivais de peso: o Tesla Model X e o Jaguar I-Pace

Mas na Europa, onde custará € 75,8 mil e € 87,7 mil (R$ 360 mil e R$ 425,5 mil), travará no futuro um duelo caseiro com o Mercedes-Benz EQC, apresentado há duas semanas. De visual mais conservador, o concorrente renderá 407 cv e quase 80 kgfm de torque, prometendo uma autonomia de 450 km.

BMW também revelou esta semana o conceito Vision iNext, que dará vida a um SUV em 2021.

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