Embora seja um componente que pode durar toda a vida do veículo, o câmbio automático necessita de verificação periódica. André Simon, consultor técnico da Le Parc, concessionária Peugeot em Curitiba, recomenda que o proprietário inclua a checagem do nível de óleo na revisão do carro, ou seja, a cada 10 mil quilômetros. "Há modelos nos quais a verificação é feita a cada 60 mil quilômetros", salienta.
Segundo o especialista, a troca do fluido e do filtro de transmissão só é necessária quando ocorrer algum dano no sistema, como desgaste das peças por mau uso do equipamento. "Tem motorista que ao estacionar o carro coloca a alavanca na posição P antes de puxar o freio de mão ou quando o veículo ainda não parou. Com o tempo, esse vício irá comprometer a engrenagem do câmbio e haverá a necessidade da manutenção e do reparo", avisa.
Simon também alerta para o risco de se mudar para a posição N em descidas e depois voltar para o D com o carro em movimento. "Sobrecarrega o conjunto, pois a transmissão não estava girando junto com o motor, ocasionando um tranco muito forte que poderá quebrar o sistema."
A troca do óleo e do filtro custa em média R$ 400. Em alguns modelos mais luxuosos pode passar de R$ 2 mil. Já a recuperação de peças danificadas gira entre R$ 1,5 mil a R$ 10 mil, dependendo do veículo e da gravidade do problema.
Na opinião de Simon, é indispensável procurar um local especializado e utilizar o produto segundo as especificações da montadora. "Nunca faça a verificação em postos de gasolina, pois esses não possuem equipamentos adequados e profissionais capacitados para um serviço tão técnico", adverte
Segundo Larry Ravachi, proprietário do Centro Automotivo Água Verde, entre os sintomas que identificam defeitos no conjunto do câmbio automático estão a lentidão do carro ao arrancar, o tranco no veículo ao passar as marchas e a luz do câmbio piscando no painel (em automóveis que têm checagem automática da parte eletrônica do câmbio).
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