Agora é oficial. A partir de outubro, a Suzuki volta a comercializar automóveis no país, após cinco anos fora do mercado brasileiro. A marca japonesa, por enquanto, mantém segredo sobre os modelos que serão importados e as concessionárias que estão sendo nomeadas, mas confirma que serão instaladas revendas nas principais capitais.
Informações extra-oficiais dão conta, no entanto, de que quatro carros serão vendidos por aqui: o Grand Vitara (que deve custar a partir de R$ 90 mil); o XL7, um jpe de grande porte; o crossover SX4; e o hatch Swift. Em 2009, por sua vez, deverá chegar o Grand Vitara a diesel.
"O mercado brasileiro é muito importante e temos aqui muitos apaixonados pelos veículos Suzuki", afirma Toshihiro Suzuki, membro do Conselho e executivo da Suzuki Motor Corporation. "Nosso objetivo é estabelecer as bases para um relacionamento duradouro, com a oferta de produtos de última geração e a prestação de serviços de assistência técnica de alta qualidade", completa.
A operação brasileira será comandada por Alexandre Câmara, profissional com experiência em varejo e em gestão de marcas. Mas quem está por traz da volta da marca é o Grupo Souza Ramos. Vale lembrar que a empresa já produz sob licença modelos da Mitsubishi em Catalão (GO).
A Suzuki iniciou suas operações em 1920 no Japão. Hoje, conta com 23 fábricas ao redor do mundo e atua em 192 países. No ano fiscal findado em março, produziu 2,411 milhões de carros. Apesar de ter suspendido a venda de automóveis em 2003, a Suzuki continuou a vender normalmente suas motos.
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