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O que automóveis e bichos têm em comum? A resposta pode não ser tão óbvia, mas há quem enxergue diversas semelhanças, a ponto de alguns modelos ganharem apelidos ligados à integrantes da fauna. Diretamente das selvas para as garagens, preparamos uma lista com modelos animais! Veja só:

Capivara: Chevrolet Spin

Os faróis espichados para as laterais e a enorme grade frontal, associados à configuração monovolume da carroceria, deram ao Spin um aspecto de… capivara.

Vai dizer que esses elementos não lembram o focinho pronunciado, os olhos puxados e o porte parrudo do maior roedor do planeta? As semelhanças, porém, devem terminar neste ano, pois a Chevrolet já prepara uma reestilização para o modelo.

Tubarão: Chevrolet Monza e Chevette

Predador mais temido dos mares, o tubarão tem dois xarás que habitam o asfalto: o Monza, que ganhou esse apelido após ser reestilizado em 1991, e o Chevette, em sua primeira linhagem, que foi de 1973 a 1978.

O primeiro veículo até podia intimidar nas ruas do início dos anos 90, devido a seus motores 2.0 que podiam gerar de 110 a 121 cv (valores respeitáveis para a época), dependendo do combustível e do tipo de injeção. Também tinha a frente comprida e uma grande 'boca' para entrada de ar no para-choque.

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Mas o segundo nunca foi lá muito temido, ao menos se a mecânica for original de fábrica: seu propulsor 1.4 desenvolve, no máximo, 72 cv na versão esportiva GP II.

Besouro: Volkswagen Fusca

No mundo inteiro, as formas arredondadas da carroceria fizeram as pessoas associarem o primeiro e mais famoso automóvel da Volkswagen a animais, mais precisamente a insetos. Na Alemanha, seu país de origem, o modelo ficou conhecido como Käfer (escaravelho), enquanto os italianos o chamam de Maggiolino (joaninha).

No Reino Unido e nos Estados Unidos, popularizou-se como besouro (beetle), apelido também utilizado no Brasil. Por aqui, porém, o nome mais comum, que também nasceu informalmente e acabou sendo adotado pela fábrica, é Fusca, corruptela da palavra Volks.

Sapão: Volkswagen Golf

Uma das mais emblemáticas gerações do Golf no Brasil foi a quarta (segunda no Brasil), que começou sua trajetória de sucesso no fim da década de 1990. Seu formato arredondado e de porte baixo, e também a cor verde oferecida na época, deram ao modelo o apelido de ‘Sapão’.

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Cavalinho: Ford Corcel

Corcel é sinônimo de cavalo de raça: trata-se de uma palavra mais pomposa para designar o mais famoso tipo de equino do planeta. Por isso, não chega a surpreender que algumas pessoas tenham simplificado o vocabulário e começado a chamar o modelo da Ford simplesmente de cavalinho.

Pulga: Fiat 500

No pós-guerra, veículos populares europeus vieram aos montes para o Brasil. Um deles era o pequenino Fiat 500. Com apenas 3,21 metros de comprimento, parecia um inseto perto dos carrões americanos que rodavam por aqui. Virou ’Pulga’.

Pitbull: Chevrolet S10

A Chevrolet S10 ganhou a alcunha de Pitbull com a linha 2001. O motivo foi a mudança da frente do veículo, que ficou mais achatada e robusta, lembrando a cara da raça do cachorro.

Gatinho: Ford Fiesta

Apelido dado a reestilização feita no antigo Ford Fiesta, em 1999, graças aos faróis parecidos com os olhos puxados do felino.

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Cabrita: Volkswagen Kombi Pick-up

Pode olhar à vontade: você não vai encontrar semelhanças estéticas entre a Kombi Pick-up e o mamífero do gênero capra. No caso do utilitário da Volkswagen, o apelido não se deve à aparência, e sim à dureza da suspensão, que o faz “pular como uma cabrita” em pisos irregulares.

Jacaré: Scania L, LS e LT 111

Esse veículo pode até não pertencer ao gênero dos carros, mas certamente faz parte do reino dos animais. O para choque robusto, os para-lamas saltados e as enormes tomadas de ar, associadas ao capô comprido, fazem muita gente enxergar nele as formas de um jacaré.

Além do mais, assim como o réptil, o Scania 111 esbanja força e, apesar de existir em praticamente todo o território brasileiro, podia ser visto com maior incidência no passado.

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