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O Volkswagen Gol só adotou o câmbio automático no ano passado. | Volkswagen / Divulgação
O Volkswagen Gol só adotou o câmbio automático no ano passado.| Foto: Volkswagen / Divulgação

câmbio automático deixou de ser uma tendência e virou realidade nos carros vendidos no Brasil. Em 2018, 49% dos modelos zero km saíram das concessionárias sem o pedal de embreagem, segundo o estudo da empresa paulista Bright Consulting.

Para 2019 a pesquisa projeta uma virada dos veículos automáticosautomatizados, vendendo mais que  as opções manuais, com a procura crescendo rapidamente ao longo da próxima década. 

De acordo com o levantamento, a presença cada vez maior das transmissões que dispensa a troca de marchas segue a mesma necessidade do ar-condicionado, outrora um item de luxo, mas que equipou 98% dos carros nacionais emplacados no ano passado. 

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É  o mesmo caso da direção hidráulica ou elétrica, outro recurso que tornou-se indispensável para o motorista desde os automóveis mais acessíveis.

“O Brasil está passando por uma mudança no perfil do consumidor. Hoje são pessoas extremamente conectadas, que adotam facilidades e conveniência no seu dia a dia”, salienta Paulo Cardamone, CEO da Bright Consulting.

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O Ford Ka saltou para o segundo posto de carro mais vendido no país com a entrada da versão automática.
Ford / Divulgação

Ford Ka e o Volkswagen Gol são bons exemplos de que a cabeça do consumidor mudou e que o conforto na dirigibilidade virou fator de compra na hora da escolha, assim como o ar-condicionado e o sistema multimídia. 

Ambos se renderam ao câmbio automático somente no ano passado, enquanto que os rivais  já ofereciam em seu portfólio, casos de Chevrolet OnixHyundai HB20Toyota Etios e Nissan March.

O impacto nas vendas foi nítida, com o Ka desbancando o HB20 no posto de segundo carro mais emplacado no país - durante muito tempo ele 'amargou’ a terceira colocação. 

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Já o veterano Gol, mesmo com a forte concorrência, conseguiu se manter entre os cinco veículos mais licenciados em 2018.

“O resultado nas vendas de GolVoyage após a entrada da versão automática foi positiva. Atingimos um cliente que não abre mão desta característica”, diz Rodrigo Purchio, gerente de Marketing do Produto da Volkswagen do Brasil. 

Ele conta que há muitos clientes que vão até loja atrás do modelo manual, mas acabam conhecendo o automático e se convertendo no momento da compra, principalmente ao perceberem o custo-benefício e o conforto ao dirigir.

“A tecnologia começa a ficar viável cada vez mais em veículos com preço de entrada menor. Os compactos são os últimos a terem um volume mais expressivo neste segmento e, por isso, foi natural que GolVoyage entrassem na onda do automático”, ressalta o executivo.

Nos compactos premium ou veículos maiores, as vendas das versões automáticas já dominam o mercado. “Hoje, 74% do nosso portfólio é ofertado com esse tipo de transmissão", informa.

A tendência é que a caixa mecânica fique restrita às configurações de entrada e alguns modelos esportivos, que têm a troca manual na sua essência. 

Confira o volume de carros vendidos no Brasil nos últimos anos equipados com câmbio automático/ automatizado ou mecânico:
Câmbio Automático/ 
automatizado
Manual
2015
34,4% 65,5%
2016 38,0% 62,0%
2017 42,6% 57,4%
2018 48,7% 51,4%
Fonte: Bright Consulting

Em alguns mercados desenvolvidos, como EUA e Japão, o índice de automático ou automatizados chega a quase 100%. “É uma questão cultural, construída ao logo dos anos. Achar um motorista no mercado americano que dirija com câmbio mecânico é difícil”, frisa Cardamone, da Bright Consulting.

Segundo um monitoramento de mercado feito pela Volkswagen, a crescente procura por automóveis que possibilitam descansar o pé esquerdo é reflexo do aumento no trânsito nas cidades e do tempo cada vez maior que a pessoa passa dirigindo, além de o cliente enxergar como uma tecnologia mais amigável. 

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No passado recente o câmbio automático era uma solução encontrada apenas em veículos de luxo, e, portanto, o consumidor ainda tinha a percepção de que se tratava de um recurso caro. “O custo para ter um veículo automático era um absurdo. Hoje está bem mais acessível, com uma diferença muito pequena em relação à versão manual", pontua Cardamone.

Em relação ao consumo, que também afastava o cliente do automático, o gerente de Produto da Volks afirma que isso já não existe mais, pois os câmbios estão mais modernos, leves e eficazes. 

Para ele, hoje o gasto de combustível está muito ligado ao perfil do motorista e ao regime de condução.  “A diferença nos dados de consumo de um veículo manual para o automático é extremamente pequena, quase imperceptível”, garante.

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SAIBA MAIS

  • Consumo: a presença da injeção eletrônica reduziu o gasto maior de combustível no veículo automático. A transmissão do tipo CVT, inclusive, chega a ser mais eficiente no consumo em relação à manual.
  • Desempenho: boa parte das caixas automáticas ou automatizadas costuma oferecer modo esportivo (identificado pela letra ‘S’) para “esticar mais o motor”. Além disso, conseguem entregar torque e potência mesmo em baixas rotações. 
    Alguns modelos trazem a opção sequencial, na qual o condutor pode “su­­bir e descer” marcha manualmente no momento que quiser. É “+ e -” do câmbio ou as borboletas localizadas atrás do volante 
  • Prevenção: A durabilidade da transmissão automática está diretamente ligada ao cuidado que o motorista dispensa ao veículo.Veja com atenção aos prazos de troca do fluido hidráulico e filtro. Quanto mais perfeita estiver a lubrificação, menor será o desgaste.

A seguir, listamos os modelos mais baratos no Brasil equipados com o câmbio automático. Deixamos de fora as opções automatizadas Dualogic Plus (Fiat), i-Motion (Volkswagen) e Easy’R (Renault), que possuem uma embreagem robotizada, apesar de não existir o pedal. Tal tecnologia ainda não é tão confortável no uso diário quanto a automática, mesmo oferecendo preços mais convidativos.

1.º CHEVROLET ONIX ADVANTAGE

R$ 54.390

Motor: 1.4, de 98/ 106 cv e 12,9/ 13,9 kgfm (g/e)

Câmbio: automático de 6 marchas.

Consumo cidade: 7,9/ 11,6 km/l (e/g)

Consumo estrada: 9,7/ 14,0 km/l (e/g)

Porta-malas: 280 l

Principais itens

Direção elétrica; ar-condicionado; sistema de som com bluetooth; vidros (dianteiros), retrovisores e travas elétricas; painel digital; regulagens de altura do banco, volante e do cinto; isofix; alertas de baixa pressão dos pneus, faróis acesos e mudança de marcha; e porta-malas com abertura elétrica no painel e pela chave.

2.º TOYOTA ETIOS X

R$ 55.090

Rafael Munhoz

Motor: 1.3, de 88/ 98 cv e 12,5/ 13,0 kgfm (g/e)

Câmbio: automático de 4 marchas

Consumo cidade: 8,2/ 11,8 km/l (etanol/ gasolina) 

Consumo estrada: 9,2/ 13,3 km/l (e/g)

Porta-malas: 270 l

Principais itens

Direção elétrica; ar-condicionado; controle de estabilidade e de tração; assistente de partida em subida; trio elétrico; quadro de instrumentos digital; Isofix; chave com abertura e fechamentos das portas; computador de bordo; alarme de portas abertas e faróis acesos; e descansa braços no assento do motorista.

3.º VOLKSWAGEN GOL

R$ 57.260

Motor: 1.6, de 110/ 120 cv e 15,8/ 16,8 kgfm (g/e)

Câmbio: automático de 6 marchas

Consumo na cidade: 7,7/ 11,1 km/l (e/g)

Consumo na estrada: 9,6/ 13,6 km/l (e/g)

Porta-malas: 285 l

Principais itens

Direção hidráulica; ar-condicionado; suporte para celular integrado ao painel com entrada USB (exclusivo no segmento); vidros dianteiros e trava elétricos; regulagens de altura do banco do motorista.

4.º FORD KA SE

R$ 57.490

Motor: 1.5, de 128/ 136 cv e 15,6/ 16,1 kgfm (g/e)

Câmbio: automático de 6 marchas.

Consumo cidade: 7,8/ 11,0 km/l (e/g)

Consumo estrada: 10,1/ 14,2 km/l (e/g)

Porta-malas: 257 l

Principais itens

Direção elétrica; ar-condicionado; computador de bordo; piloto automático; vidros elétricos dianteiros; sistema de som com comando de voz; e porta-celular no painel com entrada USB para carregamento.

5.º NISSAN MARCH SV

R$ 58.790

Motor: 1.6, de 111 cv e 15,1 kgfm

Câmbio: CVT

Consumo cidade: 7,8/ 11,7 km/l (e/g)

Consumo estrada: 9,8/ 14,5 km/l (e/g)

Porta-malas: 265 l

Principais itens

Direção elétrica; ar-condicionado; faróis de neblina; rodas de liga aro 15; volante multifuncional; trio elétrico; computador de bordo; alarme de faróis acesos; chave com abertura e fechamento das portas; e som com CD/ AUX/ bluetooth.

6.º TOYOTA ETIOS SEDÃ X

R$ 59.990

Motor: 1.5 cv, de 102/ 107 cv e 14,3/ 14,7 kgfm (g/e)

Câmbio: automático de 4 marchas.

Consumo cidade: 8,4/ 12,2 km/l (e/g) 

Consumo estrada: 10,4/ 14,9 km/l (e/g)

Porta-malas: 562 l

Principais itens

Direção elétrica; ar-condicionado; trio elétrico; controles de estabilidade e de tração; assistente de partida em subida; quadro de instrumentos digital; Isofix; chave com telecomando; computador de bordo; alarme de portas abertas e faróis acesos; cinto traseiro laterais e central de três pontos; e descansa braços no assento do motorista.

HYUNDAI HB20 COMFORT PLUS

R$ 59.990

Motor: 1.6, de 122/ 128 cv e 16,0/ 16,5 kgfm (g/e)

Câmbio: automático de 6 marchas

Consumo cidade: 7,1/ 9,9 km/l (e/g)

Consumo estrada: 9,4/ 12,5 km/l (e/g)

Porta-malas: 300 l

Principais itens

Direção hidráulica; ar-condicionado; sistema de som com bluetooth; isofix; retrovisores elétricos; volante multifuncional; computador de bordo; chave com abertura e fechamento automático das portas; e descansa braço do motorista.

8.º CITROËN C3 ATTRACTION

R$ 60.490

Motor: 1.6, de 115/ 118 cv e 16,1 kgfm (g/e)

Câmbio: automático de 6 marchas.

Consumo cidade: 7,6/ 10,9 km/l (e/g)

Consumo estrada: 9,3/ 13,2 km/l (e/g)

Porta-malas: 300 l

Principais itens

Direção elétrica; ar-condicionado digital; computador de bordo; vidros elétricos; luz diurna em led porta-luvas refrigerado; faróis de neblina; e central multimídia com tela de 7” e conexão para celular.

9.º FORD KA SEDAN SE

R$ 61.190

Motor: 1.5, de 128/ 136 cv e 15,6/ 16,1 kgfm (g/e)

Câmbio: automático de 6 marchas.

Consumo cidade: 7,8/ 11,0 km/l (e/g)

Consumo estrada: 10,1/ 14,2 km/l (e/g)

Porta-malas: 445 l

Principais itens

Direção elétrica; ar-condicionado; computador de bordo; piloto automático; vidros elétricos dianteiros; sistema de som com comando de voz; e porta-celular no painel com entrada USB para carregamento.

10.º VOLKSWAGEN VOYAGE 

R$ 62.900

Motor: 1.6, de 110/ 120 cv e 15,8/ 16,8 kgfm (g/e)

Câmbio: automático de 6 marchas

Consumo na cidade: 8,0/ 11,6 km/l (e/g)

Consumo na estrada: 10,1/ 14,3 km/l (e/g)

Porta-malas: 480 l

Principais itens

Direção hidráulica; ar-condicionado; suporte para celular integrado ao painel com entrada USB (exclusivo no segmento); vidros dianteiros e trava elétricos; e regulagens de altura do banco do motorista.

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SEM ESTEPE E PNEU QUE ‘NÃO FURA’⠀ ⠀ A @fordbrasil, enfim, seguiu a solução usada na Europa e EUA e tirou o estepe que vinha fixado do lado de fora da tampa do porta-malas.⠀ ⠀ Mas a mudança contempla apenas a versão Titanium, enquanto que as demais continuarão com o pneu reserva pendurado atrás.⠀ ⠀ O preço da versão já na linha 2020 é de R$ 103.890. Salgado? Muitos dirão que sim, mas a Ford apresenta outra novidade para tentar justificar a etiqueta: os pneus com tecnologia Run Flat ou ZP (Zero Pressure), presentes em carros premium.⠀ ⠀ As laterais reforçadas possibilitam rodar até 80 quilômetros caso o pneu perca totalmente a pressão, devido a um furo, por exemplo. Usando o kit de reparo, essa distância pode chegar a 200 km.⠀ ⠀ Por isso, o modelo dispensa a presença de estepe, macaco e chave de roda.⠀ ⠀ A Titanium também trocou o motor 2.0, de 176 cv, pelo 1.5 Dragon, de três cilindros, que rende 137 cv. O câmbio é o mesmo automático de seis marchas.⠀ ⠀ O EcoSport 2020 começa em R$ 78.990 na versão SE 1.5 e bate os R$ 108.390 na Storm 2.0 4WD automática.⠀ ⠀ #ford #fordecosport #suv #utilitarioesportivo #semestepe #carros #automoveis #gazetadopovo #ecosport2020 #cargram #intascar⠀ ⠀ 📷#fordbrasil⠀

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