• Carregando...
 | Divulgação/BMW
| Foto: Divulgação/BMW

O prêmio do Carro do Ano na Europa chega à fase final. Apenas sete dos 33 modelos escolhidos inicialmente passam a concorrer ao título, cujo anúncio será feito durante o Salão de Genebra (Suíça), em março de 2015. Formam a lista BMW Série 2 Active Tourer (foto de cima)Ford Mondeo (nosso Fusion), Mercedes-Benz Classe C, Citroën C4 Cactus (foto abaixo), Nissan Qashqai, Renault Twingo e Volkswagen Passat. Destes, somente Fusion e Classe C já são comercializados no mercado brasileiro. Cactus e Passat chegam no próximo ano. Ford EcoSport e Jeep Renegade (que será nacional no ano que vem) estiveram entre os participantes, mas ficaram pelo caminho. Para concorrer, os candidatos devem ter sido lançados ao longo dos 12 meses anteriores ao prêmio, vendidos em pelo menos cinco países da Europa e ter volume de emplacamentos acima de 5 mil unidades por ano. A escolha é feita por 58 jornalistas, que avaliam os quesitos design, conforto, segurança, economia, condução, desempenho, funcionalidade, emissão de poluentes, satisfação do cliente e preço. O atual campeão é o Peugeot 308, que bateu BMW i3 e Tesla Model S na finalíssima.

Divulgação/Citroën

Mirai à venda

Divulgação/Toyota

A Toyota começou a vender no Japão o primeiro veículo movido a hidrogênio produzido em série. O Mirai (’Futuro’, em japonês) foi exibido no Salão de São Paulo no mês passado. A marca pretende manufaturar 700 unidades até o fim de 2015. O veículo também ganhará o mercado da Europa e dos Estados Unidos no meio do ano que vem. O preço público do Mirai no Japão é de US$ 61 mil, porém com o subsídio do governo japonês o valor cai para US$ 44 mil. O Mirai pode percorrer cerca de 650 km com um tanque de hidrogênio, que demora 3 minutos para ser recarregado, e é movimentado pela eletricidade gerada a partir da mistura entre hidrogênio e oxigênio. O resultado da reação química é apenas vapor de água ao invés de gases poluentes.

Arrancada

Filipe Bontorin Sturion/ Força Livre

A 21ª edição Festival Força Livre de Arrancada, ocorrido no fim de semana passado, em Pinhais, na Grande Curitiba, teve quebra de recordes em oito categorias e a presença de mais de 30 mil pessoas em quatro dias de evento. Foram 360 pilotos na pista, vindos de diferentes regiões do país. Na categoria mais aguardada pelo público, a Dragster Top, que reúne os carros mais potentes e rápidos do Brasil, o vencedor foi o piloto baiano Avelino Queiroz, da equipe paranaense Power Tech. O piloto percorreu os 402 metros em apenas 6s326, com velocidade final de 352 km/h. No fim do evento, a reta foi tomada pelo shows de manobras radicais e de demolição de carros. Mais informações: www.forcalivre.com.br.

Lojas abrem no próximo domingo

Brunno Covello/Gazeta do Povo

As concessionárias de veículos da Grande Curitiba estarão abertas, facultativamente, no dia 21 de dezembro, para atender a demanda de clientes no período natalino. A abertura neste domingo, das 9h às 17h, está prevista no calendário firmado com o sindicato dos empregados do setor. Segundo a Fenabrave-PR, o objetivo é proporcionar comodidade ao cliente oferecendo mais uma opção de compras e pesquisas, já que esse período do ano é bastante corrido devido aos compromissos sociais. O consumidor também poderá aproveitar para adquirir o modelo zero km com IPI (Imposto Sobre Produtos Industrializados) reduzido. A volta das alíquotas cheias ocorrerá em janeiro de 2015.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]