• Carregando...

Manter o carro limpo e com aparência de novo parece fácil, mas existem alguns segredos. A escolha do produto certo e a periodicidade do trabalho – tudo isso influi no resultado. Para não correr riscos, profissionais de lava car orientam a forma correta de dar um trato no automóvel.

Segundo Valdeci da Silva Cassemiro, da Car Wash, no Centro, em Curitiba, as tonalidades mais escuras necessitam de uma lavagem constante, se possível uma vez por semana. "A freqüente exposição ao sol ‘queima’ a pintura escura, especialmente o preto, deixando aquela aparência opaca e esbranquiçada", salienta. Na prata, a sujeira não é tão visível, por isso o intervalo pode ser maior, de 20 a 30 dias.

Cassemiro lembra que a cera tem um papel importante na limpeza, pois, protege a carroceria contra as dilatações causadas pela variação de temperatura; facilita a remoção da sujeira nas próximas lavagens; ameniza as agressões da maresia, da chuva e dos raios solares; e, é claro, conserva o "lustre". "Aplique o produto após secar bem o carro e à sombra. Assim evitará que manchas e poeira apareçam por toda a lataria", orienta o lavador da Car Wash.

Quem busca corrigir imperfeições com o polimento deve tomar alguns cuidados. Polir em demasia acaba desgastando a pintura e o verniz, descobrindo a tinta de fundo. "Só faça quando necessário. Para disfarçar um risco, por exemplo", ressalta Eliton Cristiano Zili, da Planeta Água, no Portão.

Silicone no painel e na lateral da porta é outro expediente reprovado na limpeza. O funcionário receita apenas pano úmido. "O líquido oleoso proporciona brilho e boa aparência, mas retém poeira e, se aplicado no painel, pode engordurar os vidros quando o carro for estacionado por algum tempo ao sol", finaliza Eliton.

Serviço: Car Wash – Fone: (0XX41) 3233-5221. Planeta Água – Fone: (0XX41) 3229-3228.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]