Como você se sentiu com essa matéria?

  • Carregando...
Volkswagen Tiguan Allspace é uma das opções com 7 lugares. Foto: Volkswagen/ Divulgação
Volkswagen Tiguan Allspace é uma das opções com 7 lugares. Foto: Volkswagen/ Divulgação| Foto:

Embora a maioria dos carros de 7 lugares disponíveis em outros países não apareça no mercado nacional, há opções suficientes para quem gosta de carregar a família inteira, junto com o cachorro, o amigo, a vizinha – e ainda sobra espaço para o carvão do churrasco.

O único problema é que, na maioria das vezes, há um espaço reduzido, apenas para crianças e o cachorro, ou mesmo adultos com baixa estatura - passou de 1,60 m, é aperto na certa para as pernas. Sem falar que raramente as fabricantes instalam airbags até o fundão.

Ou seja, não é recomendável adultos na terceira fileira em viagens longas. A não ser que se programe paradas mais frequentes para que possa esticar as pernas, que estavam bem encolhidas.

De qualquer forma, é uma ótima pedida para quem tem família grande. Por isso listamos alguns opções de carros de 7 lugares à venda no Brasil, em ordem crescente de preços:

CARROS 7 LUGARES NO BRASIL

CHEVROLET SPIN

Preço: R$ 85.690 (Premier) a R$ 91.350 (Activ7).
Comprimento: 4,42 m. Entre-eixos: 2,62 m.
Porta-malas: 710 l (3ª fileira rebatida) e 162 l (com todos os assentos no lugar).
Motor: 1.8, de 106/ 111 cv e 16,8/ 17,7 kgfm (gasolina/ etanol).
Câmbio: manual ou automático de seis marchas.

Entre os carros de 7 lugares, o Chevrolet Spin é a opção mais em conta. A reestilização do modelo em 2019 trouxe também uma segunda fileira de bancos com sistema deslizante. Assim, a utilização dos assentos do fundo ficou um pouco mais versátil que nos modelos anteriores.

Não são todas as versões do veículo que acomodam sete ocupantes, mas apenas duas: a Premier e a Activ7. Os dois bancos suplementares são dobráveis e ficam recolhidos nas laterais do porta-malas.

Principais itens de série: direção elétrica; volante multifuncional; luz diurna em led; sensor de chuva e de luz; central multimídia MyLink, conexão Android Auto e Apple CarPlay e câmera de ré; faróis de neblina; vidros, retrovisores e trava elétricos; ar-condicionado; regulagem de altura dos faróis; rodas de liga aro 16; e controle de velocidade cruzeiro.

FIAT DOBLÒ

Preço: R$ 95.490
Comprimento: 4,25 m. Entre-eixos: 2,57 m.
Porta-malas: 665 l (3ª fileira rebatida) e 150 l (com todos os assentos no lugar).
Motor: 1.8, de 130/ 132 cv e 18,4/ 18,9 kgfm (gasolina/ etanol).
Câmbio: manual de 5 marchas

Apesar de ter o segundo menor valor entre os carros de 7 lugares, o Doblò tem preço elevado, considerando que seu projeto já tem muitos anos.

Nele, as acomodações são um pouco diferentes, pois trata-se de uma proposta semelhante à de um furgão. A terceira fileira de bancos é fixa, com apenas os encostos rebatíveis, e aparece na versão Essence, única que ainda é vendida. As portas traseiras deslizantes são um diferencial.

Esta também vai ser a opção com o menor comprimento, de apenas 4,25 metros. Além disso, o modelo está com os dias contados e deve sair de linha em breve. Por isso, o Doblò faz mais sucesso entre frotistas.

Principais itens de série: direção hidráulica; portas laterais traseiras deslizantes; ar-condicionado; volante com regulagem de altura; vidros elétricos dianteiros e trava elétrica.
Obs.: Traz apenas preparação para som, as rodas são de aço aro 15 e os ajuste dos retrovisores é manual.

LIFAN X80

Preço: R$ 132.777.
Comprimento: 4,82 m. Entre-eixos: 2,79 m.
Porta-malas: 900 l (3ª fileira rebatida) e 200 l (com todos os assentos no lugar).
Motor: 2.0 turbo a gasolina, de 184 cv e 28,6 kgfm.
Câmbio: automático de 6 marchas.

Importado do Uruguai, o modelo busca passar um ar premium, com um bom recheio de equipamentos e visual com muitos cromados.

É um SUV de porte grande, que se aproxima de um Toyota SW4.

Principais itens de série: quadro de instrumentos digital; central multimídia com conexão Android Auto e Apple CarPlay; freio de estacionamento eletrônico; retrovisor interno antiofuscante; rodas aro 19; bancos dianteiros com ajustes elétricos; teto solar; chave presencial (abre e fecha as portas com ela no bolso); e saídas de ar-condicionado para segunda e terceira fileiras.

JAC T80
Foto: JAC/ Divulgação
Foto: JAC/ Divulgação

Preço: R$ 144.990
Comprimento: 4,79 m. Entre-eixos: 2,75 m.
Porta-malas: 620 l (3ª fileira rebatida) e 150 l (com todos os assentos no lugar).
Motor: 2.0 turbo a gasolina, de 210 cv e 30,6 kgfm.
Câmbio: automatizado de dupla embreagem e 6 marchas.

A JAC vem se especializando em SUVs, categoria que compõe grande parte de sua gama. O último lançamento foi o T80, que se juntou a T6, T5, T40 e T50. Ele, contudo, é o primeiro com espaço para os passageiros extra.

Também é o maior modelo 7 lugares do mercado brasileiro, superando o Hyundai Santa Fe em 2 cm.

>> Confira a avaliação completa do JAC T80

Foto: JAC/ Divulgação
Foto: JAC/ Divulgação| Chris Castanho

Principais itens de série: direção elétrica; seis airbags; faróis com luz diurna em led e ajuste elétrico de altura; sensores de luz e de chuva; piloto automático; monitoramento de pressão dos pneus; rodas de liga aro 18; central multimídia com projeção da câmera 360 graus e da câmera frontal independente; bancos dianteiros com resfriamento e aquecimento, ajustes elétricos e massagem para o condutor; segunda fileira deslizante; terceira fileira de assentos com sistema de basculamento automático; ar-condicionado de duas zonas com saídas para a segunda fileira; entrada e partida sem chave; e sensores de estacionamento dianteiro e traseiro.

MITSUBISHI OUTLANDER
Foto: Mitsubishi/ Divulgação
Foto: Mitsubishi/ Divulgação

Preço: R$ 155.990 a R$ 212.990
Comprimento: 4,69 m. Entre-eixos: 2,67 m.
Porta-malas: 715 l (3ª fileira rebatida) e 150 l (com todos os assentos no lugar).
Motores: 2.0 a gasolina, de 160 cv e 20,1 kgfm - 2.2 diesel, de 165 cv e 36,7 kgfm - 3.0 V6 a gasolina, de 240 cv e 31,0 kgfm.
Câmbio: CVT com 6 marchas simuladas.

Oferece bancos para sete pessoas desde a versão intermediária HPE, com motor 2.0. O acesso é facilitado pelo deslizamento de 25 cm da segunda fileira.

Com as linhas de trás acomodadas sob o assoalho, o porta-malas se torna um compartimento para 1.625 litros.

Foto: Mitsubishi/ Divulgação
Foto: Mitsubishi/ Divulgação| Picasa

Principais itens de série

Outlander 2.0

Direção elétrica; 7 airbags; monitoramento de pressão dos pneus; entrada e partida sem chave; ar-condicionado de duas zonas; bancos em couro, com aquecimento nos dianteiros e ajuste elétrico para o motorista; bancos da segunda fileira reclináveis e deslizantes; piloto automático; sensores de luz e chuva; alavanca atrás do volante para a troca manual de marchas; central multimídia com conexão Apple CarPlay e Android Auto; rodas de liga aro 18; tampa do porta-malas com abertura e fechamento elétricos; e teto solar elétrico.

Outlander 2.2 e Outlander 3.0

+ tração integral; câmera de ré; alerta de colisão; aviso de saída de faixa; freio de estacionamento eletrônico com auto hold; controle de cruzeiro adaptativo (freia e acelera o carro sozinho); sensor de ré; farol alto automático; e farol baixo em led e alto halógeno com ajuste automático de altura.

DODGE JOURNEY

Preço: R$ 149.900
Comprimento: 4,89 m. Entre-eixos: 2,89 m.
Porta-malas: 758 l (3ª fileira rebatida) e 167 l (com todos os assentos no lugar).
Motor: 3.6 a gasolina, de 280 cv e 34,9 kgfm.
Câmbio: automático de 6 marchas.

Por incrível que pareça, este importado da Dodge está entre os carros de 7 lugares mais baratos do mercado. Mas está sem atualização há algum tempo.

Chegou a ter uma versão similar no Brasil com o logotipo da Fiat, a já aposentada Freemont. O modelo é importado do México.

Principais itens de série: oito airbags; bancos em couro e dianteiros com aquecimento; ar-condicionado digital com saídas para os bancos traseiros; teto solar elétrico; central multimídia com navegação, câmera de ré e comando de voz; sistema de entretenimento com dois fones sem fio para os passageiros da segunda fileira; rodas de liga aro 19; assistência de frenagem de emergência; e sensor de ré.

VOLKSWAGEN TIGUAN

Preço: R$ 153.990 a R$ 187.990
Comprimento: 4,70 m. Entre-eixos: 2,79 m.
Porta-malas: 686 l (3ª fileira rebatida) e 216 l (com todos os assentos no lugar).
Motores: 1.4 turboflex, de 150 cv e 25,5 kgfm - 2.0 turbo a gasolina, de 220 cv e 35,7 kgfm.
Câmbio: automatizado de dupla embreagem de 6 (1.4) e de 7 (2.0) marchas.

O Tiguan AllSpace trouxe para o Brasil, em 2018, o que antes já existia nos Estados Unidos, terra em que a preferência popular é pelos carros gigantes.

Agora, temos o SUV de 7 lugares nas versões acima da de entrada. Nela, aliás, a carroceria é a mesma, apenas exclui-se o “equipamento de conforto” na traseira. Os bancos da terceira fileira são rebatíveis e se embutem no assoalho, deixando espaço para bagagens.

Principais itens de série

Tiguan 1.4 250 TSI

Direção elétrica; seis airbags; rodas de liga aro 18; central multimídia com navegação e câmera de ré; sensores dianteiros e traseiros de estacionamento; freio de estacionamento eletrônico; alavancas atrás do volante para troca manual de marchas; monitoramento de pressão dos pneus; ar-condicionado digital de três zonas; sensor de chuva; mesinhas para a segunda fileira; bancos em couro com aquecimento nos dianteiros e ajuste elétrico para o motorista; e faróis e lanternas em led.

Tiguan 2.0 250 TSI (R-Line)

+ painel de instrumentos 100% digital; sistema de reconhecimento de pedestres; sistema de proteção aos passageiros; controle adaptativo de velocidade e distância; seleção de perfil de condução com 8 ajustes; farol alto automático; abertura elétrica do porta-malas; assistente de estacionamento, chave presencial para abertura e fechamento das portas e partida; e rodas de liga aro 19.

KIA SORENTO
Foto: Kia/ Divulgação
Foto: Kia/ Divulgação

Preço: R$ 178.990 a R$ 227.990
Comprimento: 4,80 m. Entre-eixos: 2,78 m.
Porta-malas: 1.076 l (3ª fileira rebatida) e 319 l (com todos os assentos no lugar).
Motor: 2.4 a gasolina, de 172 cv e 22,5 kgfm - 3.5 V6, de 280 cv e 33,6 kgfm.
Câmbio: automático de 6 (2.4) ou 8 (3.5) marchas.

O modelo tem o espaço extra em todas as suas três versões, incluindo as duas AWD, com tração integral.

O funcionamento é basicamente o mesmo de todos os outros, mas há mais espaço vertical para as pernas, que não precisam ficar dobradas.

Foto: Kia/ Divulgação
Foto: Kia/ Divulgação

Principais itens de série

Sorento 2.4

Direção elétrica; 6 airbags; bancos em couro; ar digital de duas zonas com saídas de ventilação nos bancos traseiros; central multimídia com conexão Apple CarPlay e Android Auto e câmera de ré; piloto automático; abertura e fechamento das portas e partida sem chave; sensores dianteiro e traseiro; sensor de luz; e tração integral (pacote intermediário).

Sorento 3.5

+ abertura elétrica do porta-malas por aproximação; bancos dianteiros com ajustes elétricos; carregamento sem fio para celular; faróis em led; rodas de liga aro 19; sensor de ponto cego e de tráfego; e teto solar panorâmico.

HYUNDAI SANTA FE
Foto: Hyundai/ Gazeta do Povo
Foto: Hyundai/ Gazeta do Povo

Preço: R$ 184.900
Comprimento: 4,69 m. Entre-eixos: 2,88 m.
Porta-malas: 585 (3ª fileira rebatida) e 178 l (com todos os assentos no lugar).
Motor: 3.3 turbo a gasolina, de 270 cv e 32,4 kgfm.
Câmbio: automático de 6 marchas.

O sistema de bancos rebatíveis também aparece no Hyundai Santa Fe. O espaço não é tão ruim quanto o de outros veículos que apareceram nesta lista, já que nele, pelo menos, as crianças têm espaço para acomodar as pernas, ao invés de terem que dobrá-las.

Adultos dificilmente caberiam na terceira fileira, fazendo do Santa Fe um veículo indicado para famílias enormes com quatro crianças ou mais.

Principais itens de série: tração integral; teto solar panorâmico; faróis de xenônio; freio de estacionamento eletrônico com auto hold; bancos em couro com ajustes elétricos para os dianteiros e aquecimento nos dianteiros e traseiros; assentos traseiros reclináveis; rodas de liga aro 18; central multimídia com navegação, DVD e câmera de ré; acesso e partida sem chave; sensor de chuva e de luz; piloto automático; vidros traseiros com cortinas retráteis; auxílio de frenagem de emergência; controle de frenagem em descida; 6 airbags; e sensor de ré.

PEUGEOT 5008

Preço: R$ 169.990 a R$ 179.990
Comprimento: 4,64 m. Entre-eixos: 2,84 m.
Porta-malas: 780 (3ª fileira rebatida) e 237 l (com todos os assentos no lugar).
Motor: 1.6 turbo a gasolina, de 165 cv e 24,5 kgfm.
Câmbio: automático de 6 marchas.

O 5008 foi lançado no Brasil em 2018, sendo como um 3008, só que para figurar entre os carros de 7 lugares. Para acomodar os dois passageiros a mais, o veículo ganhou 20 centímetros de comprimento em relação ao irmão mais velho.

Esses dois hóspedes também vão estar sujeitos ao sistema de bancos retráteis, como a maioria dos carros nesta lista.

Principais itens de série: teto solar panorâmico; 6 airbags; faróis full led; ar-condicionado de duas zonas; monitoramento de pressão dos pneus; central multimídia com AppleCarPlay e Android Auto e câmera 180 graus; carregador de celular sem fio; sensor de estacionamento dianteiro e traseiro; abertura e fechamento das portas e partida sem chave; sensor de chuva e de luz; bancos frontais com massageadores; controle de velocidade adaptativo; sistema de frenagem automática e alerta de colisão; sistema de ponto cego ativo; leitor de placa de velocidade; farol alto automático; correção e alerta de permanência em faixa; e detector de fadiga.

TOYOTA SW4

Preço: R$ 191.990 a R$ 279.990
Comprimento: 4,79 m. Entre-eixos: 2,74 m.
Porta-malas: 620 (3ª fileira rebatida) e 180 l (com todos os assentos no lugar).
Motor: 2.7 flex, de 163 cv e 25,0 kgfm - 2.8 turbodiesel, de 177 cv e 45,9 kgfm.
Câmbio: automático de 6 marchas.

O espaço adicional está disponível em todas as versões do SUV e funciona da mesma maneira que todos os outros aqui nesta lista, assim como aparenta ser o mesmo tanto desconfortável.

A diferença é que os assentos se basculam para as laterais, o que permite o transporte de volumes mais altos.

Principais itens de série

SW4 2.7 flex

Ar-condicionado digital com saída de ar central para os bancos traseiros com difusores no teto; rodas de liga aro 17; estribos laterais; sensor de luz; banco do motorista com ajuste elétrico; abertura e fechamento das portas e partida sem chave; porta-malas com abertura elétrica; central multimídia com navegação, TV digital e câmera de ré; 7 airbags; assistente de reboque; sistema de frenagem de emergência; sensor de ré; tração integral; e piloto automático.

SW4 2.8 diesel

+ alavancas atrás do volante para a troca manual das marchas; bancos dianteiros com ajuste elétrico; e faróis em led com acendimento e nivelamento automático.

CHEVROLET TRAILBLAZER

Preço: R$ 193.190 a R$ 235.990
Comprimento: 4,89 m. Entre-eixos: 2,84 m.
Porta-malas: 554 l (3ª fileira rebatida) e 205 l (com todos os assentos no lugar).
Motor: 2.8 turbodiesel, de 200 cv e 51,0 kgfm - 3.6 V6 a gasolina, de 279 cv e 35,7 kgfm.
Câmbio: automático de 8 marchas.

Assim como a SW4, a Trailblazer também é uma carroceria sobre chassi. São chamados de SUVs raiz, derivados de picape e com a mesma dirigibilidade. Os utilitários mais modernos são em monobloco.

O Chevrolet traz a terceira fileira de assentos com o funcionamento similar à maioria dos modelos listados aqui, se rebatendo. O assoalho do porta-malas fica plano quando os bancos são dobrados.

Principais itens de série: direção elétrica; 6 airbags; ar-condicionado digital com ventilação para os bancos traseiros e difusores no teto; banco do motorista com ajuste elétrico; controle de velocidade em aclive; estribos laterais; rodas de liga aro 18; tração integral; sensor de estacionamento dianteiro e traseiro; piloto automático; central multimídia com Apple CarPlay e Android Auto, câmera de ré, navegação; sensores de chuva e de luz; alertas de colisão frontal e saída de faixa; e sensor de ponto cego.

MITSUBISHI PAJERO SPORT
Foto: Mitsubishi/ Divulgação
Foto: Mitsubishi/ Divulgação

Preço: R$ 265.990
Comprimento: 4,78 m. Entre-eixos: 2,84 m.
Porta-malas: 571 l (3ª fileira rebatida) e 255 l (com todos os assentos no lugar).
Motor: 2.4 turbodiesel, de 190 cv e 43,9 kgfm.
Câmbio: automático de 6 marchas.

Em 2018, o Pajero Sport da nova geração chegou ao Brasil para preencher a lacuna deixada pelo Dakar. Apesar de ter o mesmo nome que o Pajero Full, os dois são modelos bem diferentes, com o Sport andando na frente no quesito modernidade.

O modelo veste a nova identidade visual da Mitsubishi, já usada por aqui no Eclipse Cross e Outlander. Ele está disponível no país em apenas uma versão. A terceira fileira de bancos tem o diferencial de ganhar saídas de ar-condicionado próprias.

>> Confira a avaliação completa do novo Pajero Sport

 Foto: Mitsubishi/ Divulgação
Foto: Mitsubishi/ Divulgação

Principais itens de série: direção hidráulica; rodas de liga aro 18; freio de estacionamento eletrônico; 11 airbags; segunda fileira rebatível até o assoalho; saídas de ventilação para os bancos traseiros; banco do motorista com ajuste elétrico; piloto automático adaptativo; frenagem de emergência automática; sistema de prevenção de aceleração involuntária; assistente de condução de trailer; ar-condicionado de duas zonas; central multimídia com conexão Apple Car Play e Android Auto, navegação e câmera de ré; sensores de estacionamento dianteiro e traseiro; sensor de chuva e de luz; regulagem automática dos faróis; e teto solar.

Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]