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O Phantom Corsair, apresentado em 1938, é até hoje atração em eventos automotivos pelo mundo. |
O Phantom Corsair, apresentado em 1938, é até hoje atração em eventos automotivos pelo mundo.| Foto:

Os carros-conceito costumam brilhar no salões de automóveis pelo mundo, chamando a atenção pelas inovações visuais e tecnológicas que acabam aplicadas futuramente nos carros.

Há também aqueles que surgem como protótipo para um modelo que chegará às ruas em breve. Só que alguns ficam pelo caminho e, por uma razão ou outro, nem sequer são produzidos. 

Selecionamos algumas dessas experiências que, de tão incríveis, valem a pena relembrar.

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Dymaxion Car (1933)

O Dymaxion Car se assemelhava a um tubo.Divulgação

Um dos carros mais excêntricos já feitos é uma ‘obra prima’ do designer Buckminster Fuller. Batizado de Dymaxion Car, a ideia do criador era explorar as soluções aerodinâmicas, por isso o formato que lembra um tubo.

O conceito mais parecia um micro-ônibus, com capacidade para transportar até 11 passageiros. 

Foi a sensação da Feira Mundial de Chicago, de 1933, porém durante um test drive ocorreu um acidente que vitimou o piloto e feriu três passageiros, sepultando a ideia de produção.

Buick Y-Job (1938)

O Buick Y-Job foi primeiro carro-conceito da indústria automobilística.Buick / Arquivo

Entrou para a galeria da indústria automotiva por ser o primeiro carro-conceito feito por uma montadora. O Buick Y-Job tinha a assinatura do gerente de design da General Motors, Harley J. Earl.

O conversível se destacava pelos faróis escondidos acionados por motor, janelas elétricas, puxadores de porta embutidos  e a possibilidade de acomodar a capota atrás da habitáculo.

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O veículo de 5,3 metros de comprimento foi usado como veículo pessoal de Earl e não chegou a ser produzido em série. Serviu de inspiração visual para os modelos da Buick das décadas de 1940 e 50.

Phantom Corsair (1938)

Phantom Corsair foi apresentado na Feira Mundial de Nova York de 1938 como primeiro ‘carro do futuro’. 

Não tinha maçanetas, pois as portas eram abertas eletricamente usando os botões localizados na parte externa e no painel de instrumentos. Vinha equipado ainda com controle de temperatura da cabine, vidros escurecidos e suspensão hidráulica.

O projetista Rust Heinz utilizou o carro até ao dia da sua morte, em 1939, com tenros 25 anos de idade. A única unidade construída ficou com a família por um longo período até ser repassado ao National Automobile Museum, em Nevada (EUA). 

Alfa Romeo BAT (1953)

O conceito foi encomendado pela Alfa Romeo ao estúdio de design italiano Bertone. 

Chamado de BAT  (abreviação de Berlinetta Aerodinâmica Técnica), o objetivo era promover o estudo de eficiência aerodinâmica para aplicar nos futuros modelos da marca.

Foram produzidos três modelos conceituais - BAT 5, o BAT 7 e o BAT 9 - todos com a assinatura do famoso designer Franco Scaglione.  Brilharam no Salão de Turim em 1953, 1954 e 1955, mas nenhum ganhou às ruas.

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Ford Gyron (1961)

Ford Gyron foi um modelo futurista presentado no Salão de Detroit de 1961. Possuía apenas duas rodas, uma na frente, outra na traseira, e era estabilizado por giroscópios.

Necessitava abrigar sempre dois passageiros para gerar equilíbrio ao carro, o que tornou a sua produção inviável.

O conceito feito em fibra de carbono foi destruído durante um incêndio em 1962, no mesmo local que abrigava a Ford Rotunda, um centro de exposição de carros e de lazer em Michigan, criado por Henry Ford, que chegou a ser a quinta atração turística nos Estados Unidos, mas foi extinta pelas chamas.

Dodge Deora (1967)

Dodge Deora é fruto da imaginação dos irmãos Mike e Larry Alexander. O único modelo produzido foi comprado da Chrysler por um colecionador de veículos personalizados. 

Além do design curioso, o Deora não possuía portas. A entrada no veículo era feita pelo para-brisa. O design curioso fez com que servisse de protótipo para um dos primeiros modelos da marca de miniaturas Hot Wheels.

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Chevrolet Astro III (1969)

Astro III é um projeto do designer Bill Mitchell e faz parte da série de conceitos Astro. O carro experimental possui três rodas e foi projetado para ser dirigido em estradas do futuro.

Seu design incomum e abertura do teto para a entrada dos passageiros se assemelhavam a de uma nave de filmes de ficção científica. O veículo nunca alcançou a estabilidade necessária para chegar às lojas.

Vauxhall SRV (1970)

Vauxhall SRV foi projetado por Wayne Cherry sem a intenção de ser produzido em larga escala, mas sim para melhorar a imagem da empresa.

O modelo exibia portas estilo asa de gaivota (abrem para cima) e maçanetas ocultas. O design foi inspirado nos modelos que competiam nas 24 Horas de de Le Mans, na França, e comportava quatro passageiros. 

Honda Fuya-Jo (1999)

O Fuya-Jo era um carro híbrido projetado para transmitir a sensação de estar numa festa enquanto trafegava.  Seu visual era bem diferente, com plataforma giratória e assentos que faziam os passageiros ficarem quase em pé.

A empresa tinha como plano atingir o público jovem. O nome do conceito significa “cidade que nunca dorme” e, apesar de ambicioso, nunca partiu para a fase de produção.

Nissan Pivo (2005)

Pivo é um conceito da Nissan projetado com cabine rotativa de 360°. O modelo funciona sobre chassi de quatro rodas, o que facilita na hora de estacionar.

Pivo utiliza tecnologia drive-by-wire que substitui a direção, os freios e a transmissão. 

Toyota A-BAT (2008)

Barbara WaltonEPA

Apresentada no Salão de Detroit de 2008, a A-BAT é uma picape projetada para oferecer longa durabilidade. Uma de suas inovações eram os painéis solares no teto que captavam energia para uso próprio.

Mazda Furai (2008) 

Esse foi o último carro conceito da linha Nagare da Mazda, produzido para aproximar os veículos de uso urbano como os de corrida. Suas portas se abrem ao ‘estilo tesoura’ da Lamborghini.

Furai chegou a ser testado em 2008, mas o veículo acabou pegando fogo. O acidente resultou na interrupção da produção. 

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