Guangzhou, cidade no sul da China que sedia os principais fabricantes de veículos do gigante asiático, também é o palco de um dos mais importantes salões daquele país. Na realidade, a mostra rivaliza em importância com a da capital Pequim, que ocorreu no primeiro semestre. O evento, que começou no último dia 19 e vai até hoje, traz inclusive uma novidade que pode ser produzida dentro de dois anos no Brasil.
É a nova geração do Ford Fiesta sedã, que faz sua estréia mundial no 6º China Auto Show. Assim como ocorreu com o hatch vendido na Europa (por aqui ainda estamos numa geração atrás), o três volumes foi baseado no protótipo Verve, que recentemente pôde ser visto pelo público brasileiro no Salão de São Paulo. Com linhas bem arredondadas e traseira alta, o novo sedã deve ser produzido em nosso país juntamente com o hatchback entre 2010 e 2011.
Apesar da crise financeira, a China permanece como um mercado importante para algumas marcas européias. Prova disso é que a Audi está lançando no salão de Ghangzhou uma versão do sedã A4 especialmente desenvolvida para o mercado chinês. A principal novidade é a distância entreeixos, alongada em 6 cm, que proporciona mais espaço aos ocupantes do banco traseiro. Além de mais longo, o A4L, como será chamado na China, recebeu outras modificações, como um reforço na suspensão para se adaptar melhor às estradas chinesas.
A fabricante local GAC apresenta ainda como conceito sua resposta ao "cupê" de quatro portas Mercedes-Benz CLS e ao futuro Porsche Panamera, que será lançado no próximo ano. A novidade é o Vip-Lounge, um esportivo que possui linhas arrojadas e muito fluidas, com destaque para a grade cromada gigante, lanternas afiladas e o caimento suave do teto na parte traseira. Seu motor é um 2.0, cuja potência não foi revelada.
A Brilliance, que tem planos de chegar ao Brasil no próximo ano através de um importador local, expõe a nova geração de sua perua BS4 Wagon. O modelo de 4,70 metros de comprimento é derivado de um sedã que leva o mesmo nome, mas que é 6 cm mais curto. Com um motor 1.8 de 136 cv, a perua tem a missão de mostrar que os fabricantes chineses estão investindo na segurança de seus veículos, pois o BS4 Wagon vem de série com air bag duplo frontal, sidebags e ABS com EBD (controle eletrônico de frenagem).
-
Decisões do TSE no relatório americano da censura foram tomadas após as eleições de 2022
-
Exclusivo: AGU de Lula prepara pedido de suspensão ou dissolução do X
-
AGU de Lula entra em jogo contra o X no Brasil; ouça o podcast
-
Lula se esforça para legitimar eleições na Venezuela, mas mantém silêncio sobre Essequibo
Haddad apresenta projeto de regulamentação da reforma tributária ao Congresso
Na Embrapa sindicalizada do governo Lula, agronegócio vira tabu e meritocracia perde espaço
Pagamento de precatórios “turbina” economia e faz banco elevar projeção para o PIB
Lula critica pressão por corte de gastos e defende expansão do crédito
Deixe sua opinião