- Salão do Automóvel abre com muitos shows e lançamentos
- Leaf e March são as atrações da Nissan
- Fluence é a aposta da Renault para voltar à briga no segmento de sedãs médios
- Criatividade para atrair os olhares do público
- Peugeot vira uma das sensações da feira com vários lançamentos
- Perua conceitual da Mercedes antecipa novas linhas do CLS
- Mitsubishi apresenta seus lançamentos
- Porsche exibe seus modelos exclusivos
Das marcas francesas, a Citroën é a quem mais ficou devendo em lançamentos. Quem visitar o espaço da fabricante entrará num mundo "antenado", com temas e produtos que levam à conectividade ampla entre as pessoas e à preocupação com o meio ambiente. Mas ficará uma sensação de vazio para quem esperava ver os compactos luxuosos DS3 e DS4. O primeiro estava previsto para estrear ainda este ano no Brasil, mas um atraso na adaptação dos motores adiou a vinda para 2012. Ou então a minivan C3 Picasso, que será produzida no Brasil em 2011.
Com isso, as atrações da Citroën ficaram reduzidas ao AirCross, que não é lançamento, embora ainda seja raro nas ruas brasileiras, e o protótipo GT by Citroën, uma das estrelas do game GranTurismo, e que passou do virtual para o real pela primeira vez no Salão de Frankfurt de 2009. O conceito é uma parceria entre a montadora francesa e a Polyphony, criadora do jogo de simulação de carros Gran Turismo 5, disponível para o console de jogos Playstation3.
O restante do estande ou é ocupado pelos tradicionais modelos da marca (C3, C4 e C5, em suas diferentes configurações) ou por versões inusitadas: há o C4 Pallas.com, com navegador via internet integrado ao painel; o C4 hatch Yin & Yang, com visual esportivo, carroceria e rodas aro 17 na cor preta ou branca; e o C3 Noir Edition, com pintura fosca auto regenerativa (alguns minutos no sol e adeus riscos pequenos), itens esportivos, teto solar e bancos de couro com detalhes em laranja. A Citroën avisa que os modelos acima são "estudos", sem qualquer previsão de ganhar as ruas.
Porém não como negar que a área criada pela francesa é um convite à diversão e a interatividade. O público poderá se conectar ao mundo virtual através de redes sociais acessíveis por diversas interfaces no estande (de telas sensíveis ao toque a conexões sem fio com celulares e outros dispositivos). Ou então disputar uma partida do simulador de corrida GranTurismo em cabines de videogames de última geração.
Há ainda visitas monitoradas que mostram como um AirCross pode ser ecologicamente responsável: o aventureiro conta com até 20 quilos de material "verde" embarcado e um índice de reciclabilidade de 85%.
Confira as fotos do evento:
-
Órgão do TSE criado para monitorar redes sociais deu suporte a decisões para derrubar perfis
-
Relatório americano divulga censura e escancara caso do Brasil ao mundo
-
Mais de 400 atingidos: entenda a dimensão do relatório com as decisões sigilosas de Moraes
-
Lula afaga o MST e agro reage no Congresso; ouça o podcast
Meta fiscal mais frouxa do governo Lula piora expectativas e mercado joga juros para cima
Rebaixamento da meta aumenta desconfiança sobre as contas do governo Lula
Incertezas do Brasil fazem exportador deixar dólar no exterior e elevam pressão sobre câmbio
FMI amplia projeção de crescimento do PIB brasileiro para 2024 e 2025
Deixe sua opinião