• Carregando...
 | Pedro Danthas / Citroën
| Foto: Pedro Danthas / Citroën

No início da década, as minivans ocuparam o lugar das peruas na preferência da família brasileira. O Citroën XSara Picasso, por exemplo, fez muito sucesso à época e chegou a ser produzido no Brasil de 2001 a 2012. Mais tarde, os monovolumes sentiriam o mesmo golpe com a chegada dos utilitários esportivos compactos. Hoje, os suvinhos dominam as vendas entre os veículos com proposta de levar pais e filhos.

Mas a Citroën parece não se incomodar com a tendência e continua a valorizar as minivans. A marca lança a nova geração do C4 Picasso, um veículo de porte médio que mira o cliente em busca de algo a mais em requinte e espaço do que pode oferecer os utilitários menores.

A frente se destaca pelo formato do conjunto óptico, com as luzes diurnas posicionadas ao alto.

O modelo está na segunda geração. As vendas começam em novembro, porém é possível efetuar a reserva. Os preços partem de R$ 110 mil na versão Sedution, pula para R$ 117,9 mil na Intensive e chega aos R$ 120,9 mil e 127,9 mil na configuração Grand C4 Picasso, que se diferencia pelos 7 lugares, maior entre-eixos (2,78 m contra 2,84 m) e comprimento (4,43 m ante 4,60 m), desenho dianteiro menos esportivo e lanterna traseira diferente.

A marca espera vender 850 unidades por ano - média de 70 carros/mês. A estimativa é de que 70% seja da versão de 5 lugares e 30% , da 7.

A abertura da tampa do porta-malas possui é automática. Já as lanternas têm iluminação 3D.Fotos: Pedro Danthas/ Citroën
Grand C4 PicassoPedro Danthas/Citroën
Pedro Danthas/Citroën

Moderno

Sucesso na Europa desde quando surgiu em 2013, o novo C4 Picasso chama a atenção pelo visual futurista. É impossível não reservar alguns minutos para apreciar todas as soluções apresentadas pelo carro. Na verdade, a marca francesa tem tradição em desenhar projetos nada convencionais.

De cara, a frente se destaca pelo conjunto óptico formado por leds e lanternas com efeito dos elementos de iluminação em 3D. As luzes diurnas na parte alta da dianteira têm sido um expediente adotado por outras marcas, como a Jeep no novo Cherokee e a Fiat, na futura picape Toro.

Lanternas têm efeito dos elementos de iluminação em 3D.

Por dentro, a minivan entrega extrema sofisticação. O quadro de instrumentos é virtual e personalizável, com tela de 12 polegadas (no centro do painel como visto no antigo C4 Pallas). Dá para escolher cores e formatos dos mostradores e os dados a serem projetados. Os comandos são ativados por um outra tela, de 7”sensível ao toque, localizada logo abaixo da maior.

Link My Citroën

é um aplicativo gratuito que permite ao proprietário um prolongamento da experiência com o veículo no celular. Ele fornece informações como próxima revisão, alertas diversos, dados de consumo, de navegação (inclusive localização do veículo estacionado). O app poderá ser baixado no site citroen.com.br

Primeira classe

Além do espaço amplo que acomoda confortavelmente os ocupantes, o banco do passageiro da frente traz como mimo um apoio para os pés acionado eletricamente.

É possível até deitar o banco de forma muito semelhante à de uma poltrona de primeira classe de avião, ficando quase na horizontal.

A versão Intensive tem farta lista de opcionais, que agrega mais requinte ao veículo, como o imenso teto de vidro que, juntamente com o grande para-brisa, deixa a cabine bastante iluminada.

Há assentos de couro com regulagens elétricas e massageadores, câmeras que captam imagens em 360° e sistema de auxílio à manobras que estacionar o carro em vagas a 90°. Com esses itens, porém, a tabela passa dos R$ 140 mil.

O painel virtual possui os comandos na tela de 7” logo abaixo.
O banco do passageiro da frente traz como mimo um apoio para os pés acionado eletricamente

Motor 1.6 turbo e consumo nota A

A nova geração do C4 Picasso trocou o antigo motor 2.0 aspirado, de 143 cv, pelo bloco 1.6 THP (turbo) com injeção direta, de 165 cv e 24,5 kgfm de torque. O propulsor já é usado pelos Peugeot 308 e 3008 – C4 Lounge e Peugeot 2008 também vêm com o 1.6 THP, porém já convertido em bicombustível, o que garante 173 cv de máxima com etanol. A nova motorização está associada ao câmbio automático de seis marchas, com opção de troca manuais por borboletas no volante..

A linha atualizada do C4 Picasso é a primeira da fabricante francesa a desembarcar no Brasil montada sobre a nova plataforma EMP2 – Efficient Modular Platform 2 – que, entre outras inovações, reduziu o peso do veículo até 140 kg. Neste ano ainda chega ao país a segunda geração do 308, que também utiliza a EMP2.

A dieta deixou o veículo bastante ágil, que, aliado ao bom torque entregue entre 1.400 e 4.000 rpm, resulta em respostas imediatas nas saídas de cruzamentos e semáforos, bem como ultrapassagens seguras na estrada. Tal desempenho e o porte do veículo não compromete o consumo da minivan, classificada com a nota A no programa de eficiência energética do Inmetro, com médias de 9,4 km/l na cidade e 11,7 km/l na estrada.

O que ele traz?

C4 Picasso Seduction

R$ 110.990

Grand C4 Picasso Seduction

R$ 120.900

Direção elétrica; câmbio automático com aleta para trocas manuais; painel de instrumentos virtual; central multimídia com tela sensível ao toque de 7 polegadas (com MP3, Bluetooth e USB); rodas de liga leve aro 17; seis airbags; ar-condicionado digital de duas zonas e dupla saída de ar traseira; freio de estacionamento elétrico com assistente de partida em rampas; limitador e regulador de velocidade; controles de estabilidade e de tração; sensor de ré; retrovisores externos rebatíveis eletricamente; faróis de neblina; sensores de chuva e crepuscular; volante revestido em couro; bancos traseiros individuais e com Isofix para fixação de cadeirinha infantil; alerta de pressão baixa dos pneus; e janelas traseiras com cortinas.

C4 Picasso Intensive

R$ 117.900

Grand C4 Picasso Intensive

R$ 127.900

Acrescenta HD interno para o sistema multimídia; tela panorâmica de 12 polegadas High Definition com quatro grupos de comandos no volante, GPS, duas entradas USB e Bluetooth; partida do motor por botão; alarme volumétrico e perimétrico; câmera de ré; abertura das portas por chave inteligente; friso lateral cromado; luzes de seta e lanternas traseiras em led.

Opcionais
Park assist, porta-malas motorizado e kit de relaxamento para bancos dianteiros (massageadores) – que também insere partes em couro nos assentos.

Concorrência

Compare alguns rivais do segmento de minivan e SUVs médios:

Citroën C4 Picasso

Motor 1.6 turbo a gasolina
Potência/ torque 165 cv/ 24,5 kgfm
Câmbio Automático de 6M
Vel. máxima 210 km/h
0 a 100 km/h 8,4 s
Dimensões 4,43 m (C), 2,78 m (EE), 1,83 m (L) e 1,62 m (A)
Peso 1.405 kg
Porta-malas 537 l
Preços a partir de R$ 110 mil
Mitusubishi Outlander
/ra/pequena/Pub/GP/p4/2015/10/17/Automoveis/Imagens/Cortadas/Mitsubishi New Outlander-kBRE-U1018794025653TF-1024x576@GP-Web.jpg
Motor 2.0 a gasolina
Potência/ torque 160 cv/ 20,1 kgfm
Câmbio CVT
Vel. máxima 193 km/h
0 a 100 km/h 11,1 s
Dimensões 4,69 m (C), 2,67 m (EE), 1,81 m (L) e 1,68 m (A).
Peso 1.425 kg
Porta-malas 829 l
Preço a partir de R$ 121.990
Fiat Freemont
/ra/pequena/Pub/GP/p4/2015/10/17/Automoveis/Imagens/Cortadas/Fiat Freemont-U101856889032JFD-U1018794025658JH-128x79@GP-Jornal-INTERIOR.jpg
Motor 2.4 a gasolina
Potência/ torque 172 cv/ 22,4 kgfm
Câmbio Automático de 6M
Vel. máxima 190 km/h
0 a 100 km/h 12,3 s
Dimensões 4,89 m (C), 2,89 m (EE), 1,88 m (L) e 1,70 m (A)
Peso 1.755 kg
Porta-malas 580 l
Preços a partir de R$ 109.590
Toyota RAV4
/ra/pequena/Pub/GP/p4/2015/10/17/Automoveis/Imagens/Cortadas/Toyota RAV4-U101856889032bR-U101879402565v8F-128x79@GP-Jornal-INTERIOR.jpg
Motor 2.0 a gasolina
Potência/ torque 145 cv/ 19,1 kgfm
Câmbio CVT
Vel. máxima 170 km/h
0 a 100 km/h 13,0 s
Dimensões 4,57 m (C), 2,66 m (EE), 1,84 m (L) e 1,71 m (A)
Peso 1.525 kg
Porta-malas 547 l
Preços a partir de R$ 122.100
(C): comprimento. (EE): entre-eixos. (L): largura. (A): altura. M: marchas.
0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]