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A escolha do Linea como protagonista da nova categoria de turismo não foi por acaso. A intenção da Fiat é alavancar as vendas do sedã, que estão abaixo das expectativas iniciais da montadora italiana.

A previsão na época do lançamento, há quase um ano, era comercializar 2,5 mil unidades ao mês. O carro, no entanto, ocupa apenas a 41.ª posição na lista dos mais vendidos do país, segundo levantamento da Federação Na­­cional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave) do mês de agosto – ficou na casa de 1,5 mil unidades. "O Trofeo Linea vai posicionar o nosso produto numa categoria superior. Além disso, a escolha foi feita com base no mo­­tor T-Jet, que será usado na competição e já faz parte do modelo", afirma Cledorvino Belini, presidente da Fiat na América Latina.

Segundo o executivo, a meta é repetir o que foi feito no passado com os seus líderes de venda. Lançado em 1984, o Uno Mille ainda é o terceiro carro mais popular do país, com 13,9 mil unidades vendidas ao mês. O modelo também deu nome a uma categoria de turismo na década de 1990.

Em 1997, durante o processo de substituição do Uno como principal produto da empresa, a Fiat lançou a Fórmula Palio para promover o lançamento. A tática deu cer­­to. Atualmente, o carro é o se­­gundo no ranking da Fenabrave, com 17,1 mil unidades vendidas em agosto. O topo da lista pertence ao Gol, da Volkswagen. "Não te­­nho dúvidas de que a nova competição pode repetir, em menor escala, o sucesso das provas anteriores para a promoção dos modelos", ava­­lia Belini.

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