A escolha do Linea como protagonista da nova categoria de turismo não foi por acaso. A intenção da Fiat é alavancar as vendas do sedã, que estão abaixo das expectativas iniciais da montadora italiana.
A previsão na época do lançamento, há quase um ano, era comercializar 2,5 mil unidades ao mês. O carro, no entanto, ocupa apenas a 41.ª posição na lista dos mais vendidos do país, segundo levantamento da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave) do mês de agosto ficou na casa de 1,5 mil unidades. "O Trofeo Linea vai posicionar o nosso produto numa categoria superior. Além disso, a escolha foi feita com base no motor T-Jet, que será usado na competição e já faz parte do modelo", afirma Cledorvino Belini, presidente da Fiat na América Latina.
Segundo o executivo, a meta é repetir o que foi feito no passado com os seus líderes de venda. Lançado em 1984, o Uno Mille ainda é o terceiro carro mais popular do país, com 13,9 mil unidades vendidas ao mês. O modelo também deu nome a uma categoria de turismo na década de 1990.
Em 1997, durante o processo de substituição do Uno como principal produto da empresa, a Fiat lançou a Fórmula Palio para promover o lançamento. A tática deu certo. Atualmente, o carro é o segundo no ranking da Fenabrave, com 17,1 mil unidades vendidas em agosto. O topo da lista pertence ao Gol, da Volkswagen. "Não tenho dúvidas de que a nova competição pode repetir, em menor escala, o sucesso das provas anteriores para a promoção dos modelos", avalia Belini.
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