• Carregando...

A Mazda, que desde o ano passado vem apresentado conceitos com linhas inspiradas na fluidez das correntes de ar, anunciou seu mais novo representante do tema, o Hakaze. O modelo – que deve ser a atração da marca no Salão de Genebra (Suíça), no próximo mês – é um hatchback com um toque de crossover e é voltado para praticantes do kite-surfing – modalidade que utiliza uma espécie de pára-quedas para ajudar no deslocamento sobre as ondas. O desenho do carro segue o mesmo estilo de seus predecessores (os protótipos Nagare, Ryuga e Kabura), com características que favorecem à aerodinâmica, como a ausência de maçanetas e câmeras no lugar dos espelhos retrovisores. Mas, o principal destaque do Hakaze fica por conta do teto removível. O hatch tem motor a diesel 2.3 litros, auxiliado por uma transmissão esportiva de seis marchas.

"Travel dog"

A Honda lançou no Japão uma série especial da minivan Vamos, a "Travel Dog", voltada para o transporte de cachorros. O modelo tem itens que deixam o animal de estimação mais confortável em uma viagem, além de dispositivos para impedir que o interior do automóvel fique impregnado com o cheiro do cão. A montadora instalou um dispositivo que libera substância repelente a odores, no painel central do carro. Além disso, há revestimento especial para transporte na segunda fileira de assentos. Esta pode ser rebatida, caso o motorista opte por levar seu animal de estimação, com conforto, no porta-malas.

World Car of the Year

Os nomes dos 20 finalistas do "World Car of the Year 2007", o "Carro do Ano Mundial", foram divulgados na semana passada. Os vencedores serão conhecidos no dia 5 de abril, durante o Salão de Nova Iorque (EUA), eleitos por um júri de 45 jornalistas especializados de todo o mundo. Os finalistas são: na categoria carro do ano, Audi Q7, Audi TT, Citroën C4 Picasso, Citroën C6, Fiat Grande Punto, Jaguar XK, Lexus LS 460, Mercedes-Benz CL, Mini, Suzuki SX4. Na categoria carro performance, Audi RS4, Audi S6, BMW 335i, BMW Z4M, Ferrari 599 GTB Fiorano, Jaguar XKR, Mazda 3, Porsche 911 GT3, Porsche 911 Turbo e Renault Clio Renaultsport.

A volta do Taurus

A Ford confirmou na semana passada o retorno do nome Taurus à sua linha, durante o Salão de Chicago (EUA). Conforme já havia sido aventado pela imprensa especializada norte-americana, o sedã Five Hundred passará a chamar-se Taurus a partir do ano que vem. A montadora norte-americana revelou ainda que o crossover Freestyle passará a ser chamado de Taurus X. Outro modelo que será rebatizado é o Montego, da Mercury, marca pertencente à Ford, que volta a chamar-se Sable. Ambos os modelos também chegam ao mercado a partir de 2008.

Motores e Combustíveis

O Departamento de Engenharia Mecânica da Universidade Federal do Paraná (UFPR) abre a partir do próximo dia 26 as inscrições para o curso de Especialização em Motores e Combustíveis. O público-alvo são os engenheiros que atuam em empresas do setor automotivo bem como profissionais que pretendam ingressar na área. Ao todo serão 596 horas/aula – com início no dia 30 de março – além de 20 horas de visitas e palestras técnicas. O curso irá ocorrer as sextas-feiras à noite e aos sábados. As inscrições, que vão até o dia 23 de março, podem ser feitas na secretaria do Departamento de Engenharia Mecânica, no bloco IV do Centro Politécnico da UFPR. Mais informações pelos telefones (041) 3361-3109 e 3361-3123, com o professor Fernando Bóçon.

Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]