Seu app Gazeta do Povo está desatualizado.

ATUALIZAR

PUBLICIDADE

Quanto se perde

Confira a depreciação dos 20 carros mais vendidos assim que saem da loja

Tirar um automóvel da concessionária custa caro. Listamos o índice de desvalorização dos modelos mais procurados em 2017

  • Auto Papo
A picape compacta Strada é a campeã de desvalorização da lista dos 20 mais vendidos. |
A picape compacta Strada é a campeã de desvalorização da lista dos 20 mais vendidos.
 
0 COMENTE! [0]
TOPO

Algumas variáveis não podem sair da cabeça quando o assunto é comprar um carro novo. O valor do automóvel, do IPVA, do seguro, o consumo e a desvalorização que o modelo sofrerá precisam ser levados em conta. Isso porque, tirar um carro da concessionária custa caro – e é um caminho sem volta.

Para ajudar na sua escolha e tentar diminuir o prejuízo no bolso, listamos os 20 modelos mais vendidos em 2017 e calculamos o índice de depreciação das versões que mais saíram no último ano com base nos valores da Tabela Fipe.

No caso específico da Volkswagen, analisamos a versão de entrada dos modelos ao invés da mais -endida. A fabricante considera estratégicas as informações solicitadas e preferiu não nos responder.

A depreciação do Chevrolet Onix está na média dos que menos perdem valor após a compra.

/ra/pequena/Pub/GP/p4/2018/02/24/Automoveis/Imagens/Cortadas/Chevrolet Onix-ID000002-1200x800@GP-Web.jpg

O melhor índice de desvalorização encontrado entre os sucessos de venda foi de 11%, número que representa uma perda considerável. A boa notícia é que modelos das mais variadas categorias conseguem manter a desvalorização em torno desse valor. É o caso dos hatches Onix, Mobi, Fox e Uno, do três volumes Prisma, do SUV Renegade e da picape Toro.

>>Os dez carros automáticos mais baratos no Brasil

O veículo campeão em perder valor (porcentualmente) foi, de longe, o Fiat Strada. O comercial leve teve uma depreciação de 21% em menos de um ano, o que significou a perda de R$ 11 mil.

Em valores absolutos, quem sofre mais são os donos de Hilux. A picape reduziu seu preço em cerca de R$ 19 mil após deixar a concessionária, índice equivalente a 14% do valor 0km.

Jeep Renegade tem índice de 11% na depreciação após sair da loja.

/ra/pequena/Pub/GP/p4/2018/02/24/Automoveis/Imagens/Cortadas/Jeep Renegade-ID000002-1200x800@GP-Web.jpg

Alerta! Os modelos HB20, Ka e Gol, tão comuns nas ruas brasileiras, estão mal classificados. Os compactos só não desvalorizam mais que o sedã Voyage e a picape Strada.

Veja abaixo a lista das versões mais vendidas, seus valores antes e depois de saírem da concessionária e o índice de desvalorização:

>>Abastecer em horários diferentes pode fazer você perder dinheiro; entenda

Modelo Versão (2017)
Valor 0km
Valor atual
Desvalorização
Chevrolet Onix
1.0 Joy
R$ 40.558
R$ 36.056
11%
Hyundai HB20
1.0 Comfort
R$ 44.768
R$ 38.028
15%
Ford Ka (hatch)
1.0 SE
R$ 42.606
R$ 36.196
15%
Volkswagen Gol
1.0 Trendline
R$ 36.024
R$ 31.153
14%
Chevrolet Prisma
1.0 Joy
R$ 44.440
R$ 39.366
11%
Renault Sandero
1.0 Authentique
R$ 41.261
R$ 36.401
12%
Toyota Corolla
2.0 XEi
R$ 101.796
R$ 88.409
14%
Fiat Strada
1.4 Hard Working
R$ 53.300
R$ 42.274
21%
Fiat Mobi
1.0 Like
R$ 37.861
R$ 33.641
11%
Fiat Toro
1.8 Freedom AT6 4x2
R$ 84.661
R$ 74.998
11%
Jeep Compass
2.0 Longitude AT
R$ 120.810
R$ 102.255
15%
Honda HR-V
1.8 EX CVT
R$ 93.844
R$ 82.614
12%
Volkswagen Fox
1.0 Trendline
R$ 45.296
R$ 40.110
11%
Volkswagen Saveiro
1.6 Robust
R$ 47.309
R$ 40.275
15%
Toyota Etios (hatch)
1.3 X
R$ 45.037
R$ 39.248
13%
Hyundai Creta
2.0 Prestige AT
R$ 102.951 R$ 90.203
12%
Volkswagen Voyage
1.0 Trendline
R$ 46.609
R$ 39.149
16%
Jeep Renegade
1.8 Sport
R$ 80.874
R$ 72.105
11%
Fiat Uno
1.0 Attractive
R$ 42.373
R$ 37.705
11%
Toyota Hilux
2.7 SRV CD 4x4
R$ 134.756
R$ 115.502
14%

o que você achou?

8 recomendações para você

deixe sua opinião

PUBLICIDADE

mais lidas de Automóveis

PUBLICIDADE