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pós-venda nas concessionárias é tão importante quanto oferecer um atendimento de showroom eficiente para concretizar a venda do carro. O serviço impacta diretamente na fidelização do cliente e na construção da imagem da marca no mercado. 

E neste quesito a Hyundai aparece na frente como a montadora com o maior nível de satisfação do consumidor. A fabricante sul-coreana foi a mais bem avaliada na edição 2017 da pesquisa feita anualmente pela consultoria J.D. Power do Brasil

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Photographer: Age Barros

Na verdade o título cabe ao Grupo CAOA, braço brasileiro da Hyundai que é responsável pela comercialização da gama importada da marca  e também fabricante dos modelos ix35Tucson no país. Com 830 pontos em uma escala que vai até 1.000 pontos, a Hyundai CAOA desbancou a Toyota, líder nas edições anteriores, em 2015 e 2016.

A montadora japonesa caiu para a segunda colocação, ao lado da Mitsubishi, que deu um salto em relação ao ano passado, quando figurava na 11ª posição (ambas somaram 817 pontos).

Já a Hyundai Motors do Brasil (HMB), que vende a família HB20, foi avaliada separadamente à Caoa, ocupando o quinto lugar, mesmo posto da também sul-coreana Kia. HMB e Caoa são redes diferentes, apesar de estarem sob o mesmo guarda-chuva.

Melhora na satisfação

A pesquisa foi realizada entre fevereiro e maio deste ano, com 4.585 proprietários que adquiriram veículos zero quilômetro entre 2014 e 2016. Ela levou cinco fatores: consultor técnico, iniciação do serviço, qualidade do serviço, instalações da concessionária e retirada do veículo.

Ao todo 15 marcas participaram desta edição, com o mínimo de 100 entrevistados cada uma. A pontuação média atribuída às marcas foi de 791, a maior das três edições já realizadas por aqui. O valor ficou muito perto dos mercados desenvolvidos que está na faixa de 800 pontos.

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Segundo a J.D. Power, a melhora na média é resultado da maior atenção dada pelas marcas aos serviços de pós-venda, como forma de capitalizar rentabilidade para cobrir o período de baixas na venda de carros novos.

A pesquisa não contemplou as empresas premium, como AudiBMW, Land RoverMercedes-Benz, mas a J.D. Power informou que o segmento ganhará uma levantamento específico a partir do próximo ano.

Os números da pesquisa revelaram ainda que o gasto médio dos clientes com pós-venda é de R$ 731, variando conforme a região do país - no Centro-Oeste, por exemplo, alcança R$ 771, enquanto no Sul é de R$ 657. 

Quanto ao grau de satisfação do clientes, a região Sudeste obteve o maior média, com 799 pontos, seguido do Sul, com 789.

Agendamento pela internet

Outro dado apontado pelo levantamento é que os consumidores ficam mais satisfeitos ao efetuar o agendamento do serviço via canais digitais em vez ligar para a concessionária. 

"As concessionárias precisam estar atentas, pois os proprietários de automóveis de hoje estão mais familiarizados com a tecnologia e preferem agendar seu atendimento via WhatsApp, Facebook Messenger, mensagens de texto ou e-mail", afirma Fabio Braga, diretor de operações da J.D. Power do Brasil. 

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