• Carregando...
Fiat 126p, queridinho da Polônia, foi presente da cidade para o ator. | Divulgação/
Fiat 126p, queridinho da Polônia, foi presente da cidade para o ator.| Foto: Divulgação/

Um tuíte foi o suficiente para que Tom Hanks mobilizasse uma cidade inteira na Polônia. É que o astro norte americano fez, em sua viagem na Europa, uma declaração de amor para o Fiat 126p, queridinho de Bielsko-Biala (cidade no sul da Polônia). O que ele não esperava era que a cidade fosse organizar uma ‘vaquinha’ para presenteá-lo com o veículo.

O carro

O Fiat 126p é certamente o carro mais reconhecido na Polônia. Apelidado de “Malluch” – que significa pequeno bebê -, foi inspirado no Fiat 126, produzido pela Itália durante o período comunista, que entrou para substituir o lendário 500.

A Polônia iniciou sua produção em 1973, quando o governo assinou um acordo de licenciamento com a marca italiana. Para diferenciar o veículo do produzido na outra parte da Europa, o modelo, fabricado na cidade polonesa, leva o ‘p’ no nome.

LEIA TAMBÉM: Toyota Etios 2018 chega com design renovado

O objetivo do governo polonês, ao iniciar sua produção local na década de 70, era de popularizar o automóvel no país. Devido ao seu preço baixo, muitas famílias foram beneficiadas pela possibilidade de adquirir um veículo. Foi exportado para outros lugares como Hungria e Iugoslávia, ganhando popularidade nos países do Leste Europeu.

Seu primeiro motor foi equipado com 594 cm³ com 23 cavalos de potência - a versão 600. Em 1977-78 o deslocamento foi aumentado para 652 cm³, produzindo 24 cavalos de potência. O novo modelo ganhou reforço nos freios e sistema de refrigeração. Em 1994, recebeu alteração no visual, acabamento e faróis. E em 1996 apresentou sua versão com catalisador no escapamento.

Produzido pela Fabryka Samochodów Małolitrażowych, o Fiat 126p permitia que seus compradores montassem algumas unidades a partir de peças novas, pelo custo baixo de seus componentes e reparos. Cerca de 3,3 milhões destes carros foram produzidos nas fábricas de automóveis de Tychy e Bielsko-Biala. O último saiu em outubro de 2000, onde todas as unidades da última série limitada eram amarelas.

LEIA TAMBÉM: Por falha de airbag, Honda anuncia recall dos modelos Fit, City, Civic e Accord

Para os poloneses, o carro tem um valor especial. Eles se referem ao veículo como sendo o único carro com “alma” e que deve ser tratado com carinho, por desligar espontaneamente e demorar a ligar, como se tivesse personalidade própria.

A ´vaquinha´

Os poloneses juntaram dinheiro para presentear Tom Hanks com um pequeno Fiat Polski 126p de 1970, depois que o ator declarou seu amor pelo lendário carro, disse a mulher que organizou a iniciativa.

O ator americano, que esteve de viagem pela Europa no último outono, se deparou com vários carros deste modelo. Ele publicou nas redes que havia ganhado um carro novo, apesar de não ter pensado em comprar um.

Quando Monika Jaskolska, 42 anos, moradora de Bielsko-Biala, onde este carro era fabricado, viu as fotos, teve a ideia de presenteá-lo para que soubesse “o que (o carro) representa para os poloneses”.

“Para nós, é um carro excepcional. O adoramos. Nos anos 1970 e 1980, os poloneses viviam praticamente dentro dele e faziam tudo com ele. Íamos para a igreja nos casar, saíamos de férias e transportávamos nele os materiais para construir nossas casas”, contou Jaskolska.

LEIA TAMBÉM: Novo modelo Subaru XV será lançado no Salão de Genebra 2017

No sábado passado, após ter recolhido o dinheiro arrecadado pelo Facebook, comprou de um colecionador, por dois mil euros, um Fiat 126p . O automóvel foi levado para uma garagem e será transportado de avião até Los Angeles.

A coleta do dinheiro foi um sucesso. Os moradores de Bielsko-Biala, orgulhosos de seu passado, contribuíram, assim como poloneses de outras regiões.

Uma companhia aérea financiará seu transporte, os gastos de alfândega e de matrícula. E o dinheiro recolhido que não foi usado para o presente de Tom Hanks será doado para um hospital infantil.

“O importante é que Tom Hanks possa dirigir um Fiat 126p, o que não será fácil, pois ele é um homem muito alto”, declarou Jaskolska. Ela conhece de perto as modestas dimensões do carro, pois sua família teve dois.

“O sonho seria que ele viesse a Bielsko-Biala um dia”, acrescentou.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]